EDUCAÇÃO
Alunos de Vila Velha vão ter aulas de Defesa Civil em 2022
Objetivo é informar e conscientizar as crianças, promovendo mudança gradual nas famílias
Em 11/11/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A primeira reunião para implantação do projeto já foi realizada e contou com a presença de gerentes pedagógicos da Secretaria de Educação e técnicos da COMPDEC.
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha estão trabalhando em conjunto para implantação do Projeto Defesa Civil na Escola, levando conceitos sobre segurança, cuidados e, principalmente, a percepção de risco, para aqueles alunos que residem em áreas sujeitas a sinistros.
O objetivo é informar e conscientizar as crianças, promovendo uma gradual mudança de comportamento nas famílias, levando este conhecimento por meio das crianças e adolescentes.
O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, coronel Marcelo D’Isep, explica que a intenção é iniciar pelas unidades que atendem alunos moradores das regiões de risco:
“Vamos iniciar por essas regiões, com o olhar de preparar e alertar essas crianças sobre os riscos, principalmente nas épocas mais chuvosas do ano. Esse trabalho faz parte das ações pelas quais a Defesa Civil é responsável, como a prevenção. Nós ainda atuamos com mitigação, resposta e recuperação”, explicou.
A primeira reunião para implantação do projeto já foi realizada e contou com a presença de gerentes pedagógicos da Secretaria de Educação e técnicos da COMPDEC. Foram propostas, ainda para este ano, visitas de algumas crianças às Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (EBAPs) e, para o ano letivo de 2022, um ciclo de palestras nas escolas.
Para a gerente de currículo da Secretaria de Educação, Deborah Buril, este projeto pode ter um papel fundamental na educação das crianças que residem em áreas com algum grau de risco:
“Ao formar os estudantes, significa que o trabalho de prevenção tem possibilidades de ajudar a mudar a realidade do nosso município. No trabalho desenvolvido na educação, estaremos prevenindo e diminuindo os riscos de incidentes nas regiões”, concluiu Deborah. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Professores de Vila Velha vão receber um abono de R$ 5.200
> Serra terá aulas 100% presenciais a partir de segunda-feira (8)
> MEC prorroga prazo para renovação de contratos do Fies
> Período de matrículas nas escolas de Cariacica começa dia 19
> Inscrições para o Enare 2021 continuam até 8 de novembro
> Sedu divulga Chamada Pública Escolar para ano letivo de 2022
> MEC cria câmaras técnicas para enfrentar efeitos da pandemia
> Mais de 52 mil alunos irão receber “Kit Verde” em Vila Velha
> Serra inicia distribuição de 65 mil kits de alimentação escolar
> Prova do Paebes será aplicada nesta quinta (28) e sexta (29)
TAGS: VILA VELHA | ESCOLAS MUNICIPAIS | ALUNOS | DEFESA CIVIL | CONSCIENTIZAR