EDUCAÇÃO

Alunos de Vila Velha/ES se destacam nas Paralimpíadas escolares, em Natal.

O estudante Eduardo Santos Silva, conquistou o ouro no arremesso de peso.

Em 27/11/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Os alunos de Vila Velha que participam das Paralimpíadas Escolares, em Natal, no Rio Grande do Norte, já são destaques na competição, iniciada na terça-feira (23) e que segue até sábado (28). O estudante Eduardo Santos Silva, da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Juiz Jairo de Mattos Pereira, em São Torquato, conquistou o ouro no arremesso de peso na classificação f 4, enquanto Daniel de Souza Brito, da escola Aylton de Almeida, em Terra Vermelha, ficou com o Bronze também no arremesso de peso, só que na classe f 56.  
 
Nesta quinta-feira (25), foi a vez de Ismael Oliveira Santos, aluno da Umef Governador Christiano Dias Lopes Filho, em São Conrado, levar o Bronze no salto em distância. A deficiência visual não foi empecilho para Ismael superar os desafios e conquistar uma medalha na modalidade atletismo.
 
“Estou gostando muito do atletismo, que comecei a praticar em agosto e que têm me ajudado muito, já que aumentou os meus movimentos com as pernas”, contou o medalhista Eduardo, de 14 anos, que também pratica o lançamento de dados e corrida de 100 metros rasos. Ele sofre de mielomeningocele, doença de má formação congênita da coluna vertebral e se locomove usando muletas, mas não as utiliza na corrida de 100m.   
 
O cadeirante Daniel de Souza Brito, de 15 anos, sofre da mesma doença de Eduardo e também pratica lançamento de dardo e corrida de 100 m rasos, na cadeira de rodas.
 
Treinamento Paralímpico - Os três fazem parte da equipe de nove estudantes da Educação Especial de Vila Velha, que estão representando o município e o Estado no campeonato. Os alunos participam do Projeto Treinamento Paralímpico, que ocorre na Unidade Municipal de Ensino Fundamental ( Umef) Professor Rubens José Vervloet Gomes (Vila Olímpica).
 
O projeto é resultado de uma parceria do Setor de Educação Especial da Semed com a Gerência de Educação Integral, Artes, Cultura e Esporte e recebe crianças portadoras de necessidades especiais (deficiências físicas, visual e intelectual) das escolas da rede municipal.
 
O assessor técnico do Setor de Esportes Educacionais da Semed, Marcelo Fermo, que faz parte da delegação que está em Natal, disse estar muito satisfeito com os resultados obtidos até agora pela equipe.
 
“Eu e os professores que treinam estes alunos, assim como todos que participam deste projeto, estamos muito orgulhosos de todos eles. São empenhados e prontos a superarem desafios. Estão todos de parabéns”, finalizou Marcelo.
 
Paralímpiadas Escolares - A edição 2015 das Paralimpíadas Escolares reúne mais de 700 atletas de 12 a 17 anos e a competição é a maior do mundo entre atletas paralímpicos em idade escolar. As provas são disputadas em oito modalidades (atletismo, natação, bocha, goalball, judô, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e futebol de 7) e são organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2006. Os melhores colocados de cada modalidade, gênero e classe ainda serão contemplados pelo programa Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte, na categoria estudantil.
 
Segue relação dos atletas e suas respectivas escolas:
 
Daniel de  Souza Brito -  Umef Aylton de Almeida
Rafael Duda Garcia -  Umef Rubens José Vervloet Gomes
Carlos Daniel Martins da Paixão -  Umef Ofélia Escobar
Eduardo dos Santos Silva -   Umef Juiz Jairo de Mattos
Oscar Sepulcro Filho -  Umef Rubens José Vervloet Gomes
Natalia Vieira do Nascimento Alves - Umef Paulo César Vinha
Diana Nunes Pereira -  Umef Juiz Jairo de Mattos
Ismael de Oliveira Santos - Umef Governador Christiano
Adrielly Mariano Couto - Umef Juiz Jairo de Mattos

Prefeitura Municipal de Vila Velha