EDUCAÇÃO

Alunos de Vitória aprendem a ler cada vez mais cedo e melhor

A fluência em leitura entre os estudantes da rede de ensino de Vitória aumentou 301,41%.

Em 26/12/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Carlos Antolini/PMV

Isso significa que os estudantes da rede de ensino da capital estão lendo mais cedo e melhor. E estudante que lê melhor também interpreta melhor, se desenvolve melhor em outras disciplinas, tem mais autonomia e amplia seu pensamento crítico. 

Vitória termina 2023 com uma excelente notícia na área da educação. A fluência em leitura entre os estudantes da rede de ensino de Vitória aumentou 301,41% no 1º ano do Ensino Fundamental e 339,71% no 2° ano, considerando o comparativo entre a primeira avaliação, realizada no início do ano letivo, e a última avaliação, realizada no fim do ano. No 3° ano, a fluência em leitura aumentou 141,87%; no 4° ano, 94,87%; e no 5° ano, 67,29%. 

Isso significa que os estudantes da rede de ensino da capital estão lendo mais cedo e melhor. E estudante que lê melhor também interpreta melhor, se desenvolve melhor em outras disciplinas, tem mais autonomia e amplia seu pensamento crítico. 

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Por isso, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) tem feito investimentos importantes para potencializar e qualificar o aprendizado da leitura e da escrita. Para garantir a alfabetização das crianças já no início do Ensino Fundamental, em 2022 foram pactuadas metas de aprendizagem com os diretores escolares para alcançar os estudantes do 1° ao 5° ano.

O objetivo é que todos os estudantes concluam o 2º ano como leitores fluentes, ou seja, que consigam ler sem dificuldade de entender o que está escrito, ler num bom ritmo e sem precisar ler novamente para corrigir possíveis erros de codificação ou decodificação. E os resultados dessa pactuação foram muito positivos em 2023. 

Educar para Vitória

Tudo isso foi graças ao projeto "Educar para Vitória", que foi pensado para recomposição de aprendizagens de todos os estudantes matriculados no Ensino Fundamental, e compreende assessoramento pedagógico para as escolas; avaliação diagnóstica das escolas e a análise de resultados (Avaliar Vitória); planejamento da unidade de ensino, com oferta de formação continuada dos profissionais no horário de trabalho; acolhimento e acompanhamento aos estudantes.

O Avaliar Vitória, por exemplo, possibilita aos educadores a identificação das aprendizagens que foram consolidadas ou não pelos estudantes e viabiliza o planejamento de intervenções pedagógicas mais adequadas para atender aos diferentes percursos de aprendizagem em sala de aula. Por isso, o Avaliar Vitória é uma ação estratégica, de cunho pedagógico, que visa à aplicação de avaliações do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, entre elas a avaliação objetiva de Língua Portuguesa do 2º ao 9º ano e a avaliação de fluência em leitura do 1º ao 5º ano.

A partir dos resultados obtidos nas avaliações, a equipe pedagógica da Secretaria de Educação faz análises e promove diálogos com diretores e pedagogos da rede para reflexões e intervenções pedagógicas com os professores das turmas, a fim de garantir a consolidação das aprendizagens. (Secom/PMV)

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