EDUCAÇÃO

Alunos de Vitória aprendem e se divertem em horta escolar

O objetivo do projeto é proporcionar uma aprendizagem enriquecedora sobre agricultura.

Em 28/08/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Freepik

Os estudantes exploram conceitos relacionados à agricultura sustentável, a importância do solo e da água, e o ciclo de vida das plantas e animais.


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Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Suzete Cuendet, localizada em Tabuazeiro, o projeto "Horta Escolar" está proporcionando novas e empolgantes oportunidades para os estudantes do 5º ano. Iniciado durante a Semana do Meio Ambiente e coordenado pelo professor de Matemática Jolimar Cosmo, o projeto oferta uma experiência prática e divertida com foco em agricultura sustentável, meio ambiente e alimentação saudável.

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O objetivo do projeto é proporcionar uma aprendizagem enriquecedora e prática sobre agricultura e meio ambiente. Com o apoio da professora bilíngue Eunice Correia, da professora de Libras Elisângela Bertoli e da professora de Educação Especial Vera Lucia Mirandola, o projeto é supervisionado pela direção de Sani Gomes. As atividades semanais incluem limpeza da horta, plantio, cuidado das plantas, pesquisas e registros.

Os estudantes exploram conceitos relacionados à agricultura sustentável, a importância do solo e da água, e o ciclo de vida das plantas e animais. As atividades incluem medição das plantas e construção de gráficos, integradas aos conteúdos curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História. Além disso, o projeto promove a inclusão, atendendo estudantes com neurodiversidades, deficiência intelectual e surdez, e utiliza Libras para facilitar a comunicação e colaboração entre os alunos.

Os estudantes do 5º ano têm vivenciado momentos enriquecedores com o projeto da horta escolar e compartilharam suas experiências e descobertas. Anna Sophia Rodrigues Selestino e Emanuelly Pereira de Souza expressaram seu entusiasmo pela iniciativa. Anna Sophia comentou.

"Desde o primeiro dia em que o professor Jolimar falou sobre o projeto da horta, fiquei muito animada. Aprendi a plantar e colher alimentos como alface, cebolinha, couve, tomate, espinafre e beterraba. Também descobri novos alimentos como feijão-de-vara, alho-poró, rúcula e pé de bananeira. Além disso, tive a oportunidade de aprender sobre a metamorfose das borboletas", afirmou.

Emanuelly destacou seu entusiasmo pelo girassol.

"No início, a horta estava cheia de mato e não tinha nenhuma plantação. Agora, temos tomate, milho, alecrim e bananeira. Aprendi a plantar e cuidar das plantas, e foi incrível ver as lagartas na couve se transformarem em borboletas. A evolução das plantas e a transformação das borboletas foram experiências realmente especiais para mim", completou.

Davi Sampaio Nery também avaliou a importância do projeto.

"Eu aprendi a plantar e separar para plantar, a retirar umas coisas para a nossa merenda da escola, tipo tirar cebolinha. Eu e meus amigos já planteamos alface, brócolis, tomate. A estudante Ana Carolina Martins completou: "Eu plantei feijão, morango, alface, e o professor falou que a gente podia plantar na minha casa. Estou plantando com minha mãe, eu gosto muito e é muito legal estar na horta, a gente aprende muito", disse.

O projeto "Horta Escolar" têm se revelado uma experiência valiosa para o desenvolvimento integral dos alunos. Além de estimular o protagonismo e a consciência crítica, promove a colaboração e a educação ambiental, preparando os alunos para uma participação mais consciente e sustentável na sociedade.

"As atividades são enriquecidas com a exploração de temas também históricos e culturais, como a formação do povo brasileiro e comunidade local de Tabuazeiro e do município de Vitória, grupos étnicos, e vivências com as de pinturas rupestres relacionadas ao solo da horta", explicou o professor Jolimar.

O educador reforça ainda que, dentro das atividades do projeto, os estudantes também aprendem sobre as atividades econômicas, realizam medidas de comprimento das plantas, tabulação, construção de gráficos, cálculos de perímetro e área, sempre relacionando aos objetivos aprendizagem e materiais didáticos do 5 º ano.

"Esse trabalho pedagógico não apenas promove uma aprendizagem significativa sobre agricultura e meio ambiente, mas também incentiva a construção de um espaço colaborativo onde todos os estudantes possam desenvolver suas potencialidades em um contexto humano e inclusivo", completou.

Fortalecendo vínculos

Assim como na Escola Suzete Cuendet, a Emef Rita de Cássia Oliveira também realiza com sucesso um projeto de horta escolar, proporcionando experiências educativas valiosas aos alunos, que passam a fazer parte de sua memória afetiva e ainda fortalecem os vínculos dos estudantes com a unidade de ensino.

O dia da colheita é aguardado com grande expectativa pelos estudantes da escola, que fica no bairro Resistência. Esse momento especial celebra o fim de semanas de trabalho e aprendizado na horta escolar, transformando o cultivo em uma experiência divertida e educativa.

Desde o início do ano letivo, a professora de Ciências Larissa Feijó coordena o projeto de horta, que oferece aos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) a oportunidade de plantar uma hortaliça e acompanhar seu crescimento. Além de aprender sobre o ciclo de vida das plantas, as características do solo e a importância da água, os alunos também exploram conteúdos de Ciências, Matemática e Língua Portuguesa.

Para a diretora Elaine Vieira, as atividades na horta escolar têm um impacto profundo sobre os estudantes:

"Quando os alunos se envolvem diretamente no plantio, cultivo e colheita, eles desenvolvem uma relação mais próxima com os alimentos, compreendendo sua origem e aprendendo a valorizar uma alimentação saudável", afirmou.

Outra parte do projeto envolve os monitores da horta, que são estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). Esses alunos ajudam nas atividades da horta durante o contraturno escolar, participando do plantio, cuidando dos canteiros e auxiliando na colheita das hortaliças, além de orientar os estudantes mais novos.

Os monitores aprendem sobre o ciclo de vida das plantas e a importância dos polinizadores, usando conhecimentos de matemática para calcular distâncias entre os cultivos e as quantidades de materiais necessários. A professora Larissa destaca:

"O trabalho na horta ajuda no desenvolvimento de habilidades importantes, como raciocínio lógico e resolução de problemas, além de fortalecer a responsabilidade e a autoestima", disse.

A horta escolar é uma ferramenta educacional valiosa que combina teoria e prática. O projeto não só ensina sobre cultivo e alimentação saudável, mas também estimula a curiosidade dos alunos e promove uma maior ligação com o meio ambiente e a sustentabilidade, além de tornar o processo de ensino aprendizagem mais prazeroso e lúdico. 

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