EDUCAÇÃO
Alunos do 6º/9º ano Fundamental voltam às salas de aula
Aferição da temperatura dos estudantes na porta da escola é um dos protocolos em Vitória.
Em 22/05/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
"Desde o início do ano, quando reabrimos em março, trabalhamos pela escola segura, por um retorno responsável", disse a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.
Chamada para os estudantes do grupo azul matriculados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental na rede de ensino de Vitória: segunda-feira (24) é dia de voltar para a escola! No dia 31, será a vez dos estudantes do grupo laranja. Com isso, Vitória terá o retorno completo dos estudantes às escolas.
No dia 10 de maio, o grupo azul dos estudantes de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental retornaram às salas de aula. No dia 17, foi a vez do grupo laranja. Também retornaram as crianças dos grupos 5 e 6 da Educação Infantil, assim como os alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
"Desde o início do ano, quando reabrimos em março, trabalhamos pela escola segura, por um retorno responsável. Precisamos estar com as nossas escolas abertas, é um direito de crianças e estudantes. Para isso, garantimos o retorno presencial escalonado, de forma gradual, conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS)", destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.
Retorno facultativo
O retorno presencial não será obrigatório, cabendo às famílias decidirem enviar ou não seu filho à escola. Os estudantes que continuarem em casa serão atendidos pelo ensino remoto emergencial, que consiste nos conteúdos e atividades por meio da plataforma AprendeVix e outros recursos tecnológicos usados pelas escolas ou roteiros de estudo entregues de forma impressa.
As famílias que não responderam à consulta realizada pela Seme, via Boletim Online, sobre o retorno presencial dos estudantes ou que decidiram, num primeiro momento, permanecer com eles em casa podem fazer a solicitação do retorno presencial.
Para isso, é preciso comunicar à unidade de ensino, por meio da secretaria escolar ou, ainda, do Boletim Online.
Escola segura
Os protocolos de biossegurança são os mesmos que já foram adotados em março, quando a rede de Vitória retornou com o ensino presencial.
As escolas passaram por pequenas reformas e foram adaptadas, com demarcação do espaço físico, respeitando 1,5 metro de distanciamento; instalação de pias e lavatórios em mais pontos da unidade; instalação de totens e dispensers para álcool 70%; instalação de mais ventiladores, onde foi verificada essa necessidade; troca de torneiras em bebedouros e de lixeiras de tampa por lixeiras de pedal.
Além disso, houve distribuição de máscaras aos profissionais da Educação e estudantes assim que as atividades presenciais retornaram. Na entrada da escola, há aferição de temperatura e higienização das mãos.
Como fica o retorno
- 24 de maio: estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, grupo azul
- 31 de maio: estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, grupo laranja
Leia também:
> Guarda Municipal de Vitória recebe mais seis novos veículos
> Moradores de Vitória pedem consciência no descarte do lixo
> Pré-candidatos a diretores de escola têm live sobre gestão
> Vitória entrega novos cartões do AME nesta sexta-feira (21)
> Parque Moscoso recebe cuidados para o conforto do público
> Prefeitura de Vitória entrega novas casas no bairro Conquista
> Parque Moscoso celebra 109 anos com atrações, beleza e história
> Casa Porto reabre as portas após 14 meses e traz exposição
> Vitória abre agenda on-line para emitir Carteira de Identidade
> Ministra Damares lança Campanha Maio Laranja em Vitória
> Beleza de Vitória passa pelas vassouras do pessoal de limpeza
TAGS: ARQUE | SEVIÇOS | OBRAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADE | EMPREGOS | IPVA | GOVERNO