EDUCAÇÃO
Alunos do curso Técnico em Comércio visitam fábrica de carros
Os alunos entraram em algumas áreas que contemplam o processo de produção...
Em 09/04/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Integrado ao curso Técnico em Comércio, da Escola Estadual Professora Maria Trindade, localizada em Ibatiba, participaram de uma visita técnica à fábrica da Fiat, em Betim (MG). O evento teve como objetivo proporcionar aos estudantes conhecimento sobre a história da empresa e como são fabricados os veículos.
Os alunos entraram em algumas áreas que contemplam o processo de produção, como a unidade operativa prensas, unidade de funilaria, montagem final e pista de testes. Conheceram, ainda, as ações da Fiat com o meio ambiente, na Ilha Ecológica, que é um setor da fábrica onde resíduos industriais são separados por categorias, armazenados e enviados a empresas recicladoras e de tratamento, possibilitando assim o reaproveitamento de 98,5% de todo o resíduo gerado.
Após a visita técnica, os alunos estiveram em Belo Horizonte para conhecer, entre outros pontos, a Lagoa da Pampulha, local turístico da capital mineira e onde também se encontra a Igreja de São Francisco, projetada por Oscar Niemeyer. Eles também aproveitaram e fizeram um passeio pelo Shopping da cidade.
De acordo com a coordenadora do curso técnico, Gisele Cristina Vieira, o passeio à Fiat possibilitou aos estudantes observar desde a produção, planejamento, coordenação de atividades até as ações de segurança e saúde do trabalhador. “O passeio foi muito proveitoso. Na fábrica os alunos puderam ver como são organizados cada setor e como é realizado o trabalho em cada um deles. Eles ficaram muito atentos a cada detalhe e fizeram bastante perguntas”, contou Gisele.
Segundo ela, esse tipo de atividade contribui para enriquecer o aprendizado dos jovens e facilita no entendimento com relação às matérias estudadas em aula. “Essa foi a forma que encontrei de tornar as aulas mais dinâmicas. Assim, os alunos se sentem mais motivados para estudar, sem contar que sai um pouco da rotina”, finalizou.
Fonte:Secom ES