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Alunos especiais produzem horta e fazem compras em supermercado.
Ensinar a amar, cultivar e experimentar novas sensações...
Em 03/11/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Ensinar a amar, cultivar e experimentar novas sensações, além de exercitar a paciência. Esses são alguns dos objetivos propostos pelo projeto "Plantando tudo dá", realizado pelos alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adelvani Sysesmundo de Azevedo, em Jardim Camburi.
O projeto foi dividido em duas etapas. A primeira delas foi a construção de uma horta no espaço escolar, onde os estudantes tiveram a possibilidade de aprender a plantar, selecionar sementes, regar, cuidar, colher e ainda decidir de forma coletiva o que fazer com a produção. Foram cultivados pepino, tomate, agrião, entre outros alimentos. Esse primeiro momento serviu para estimular o trabalho em grupo, a construção dos princípios de responsabilidade e comprometimento com a vida, com o ambiente, com a comunidade e a valorização das relações .
Para a professora de Português e criadora do projeto, Rosiane Moneche Marques, essa foi uma iniciativa muito importante, já que ensina para os alunos ouvintes e os de condição especial (surdos), de uma forma diferente, valores que auxiliam no amadurecimento das crianças. "O espaço da horta possibilitou que os alunos entrassem em um mundo de descobertas. Eles perceberam que uma pequena semente se transforma em uma planta e, a partir dela, nascem frutos. Ao longo do processo, eles buscavam respostas a todo tempo, interessando-se por inteiro na proposta. Um momento que vale ressaltar foi a visita de um professor de Libras, que identificou e ensinou aos pequenos a língua de sinais de forma prática", comentou.
Feira
Em um segundo momento, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e entender as diferentes formas de utilização dos produtos cultivados. A professora levou os pequenos para conhecer a feira livre e um supermercado em Jardim Camburi. Eles puderam vivenciar o que foi abordado dentro da sala, identificando produtos e entendendo as diferenças de comercialização de cada um dos estabelecimentos.
"Eles escolheram os melhores frutos e verduras, compararam preços, dialogaram com vendedores, 'pechincharam' e ainda tiveram a oportunidade de finalizar suas próprias compras. Foi importante poder proporcionar esse tipo de interação por meio de uma aula diferente e dinâmica, já que pude proporcionar um olhar crítico e instigar que uma análise fosse realizada por eles", finalizou a professora.
Fonte:PMV