EDUCAÇÃO

Alunos exploram Vitória por meio de cartografias e figurinhas

Proposta levou os estudantes a conhecerem de perto pontos turísticos e culturais de Vitória

Em 05/08/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: José Carlos Schaeffer/Divulgação/Prefeitura de Vitória

A atividade também estimulou o desenvolvimento e a expressão oral e escrita, com os estudantes produzindo textos, mapas e apresentações sobre os lugares visitados.

Os estudantes do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adão Benezath, que fica no bairro Antônio Honório, estão desbravando a capital capixaba com um olhar cheio de descobertas. Guiados pelas professoras Tânia Rautha e Karla Simonassi, os jovens mergulharam em um projeto especial de cartografias que une turismo, história e aprendizado.

A proposta levou os estudantes a conhecerem de perto pontos turísticos e culturais de Vitória, como o Parque da Fonte Grande, no bairro Grande Vitória, e a orla da Ilha das Caieiras. Ao longo das visitas, os jovens puderam observar, registrar e refletir sobre o patrimônio histórico, as paisagens naturais e os espaços que fazem parte da memória da cidade.

"Nosso objetivo foi despertar o sentimento de pertencimento e o orgulho de viver em Vitória. Eles conheceram lugares que, muitas vezes, nem sabiam que existiam, e agora falam sobre esses espaços com brilho nos olhos", destacou a professora Tânia Rautha.

Para aprofundar ainda mais os conhecimentos, foram desenvolvidos dois materiais pedagógicos: uma apostila com informações sobre igrejas, praias, praças, parques e personagens históricos da cidade; e um álbum de figurinhas adesivas com imagens emblemáticas da capital, como o Santuário Basílica de Santo Antônio, a Catedral Metropolitana, o Convento de São Francisco, as praias da Ilha do Boi e da Ilha do Frade, o Palácio Anchieta, os monumentos da Cidade Alta, e muito mais.

"O álbum transformou o aprendizado em brincadeira. Cada figurinha escolhida era uma nova descoberta para os estudantes. Eles mesmos ajudaram a escolher quais imagens representavam melhor cada local", contou a professora Karla Simonassi.

A atividade também estimulou o desenvolvimento e a expressão oral e escrita, com os estudantes produzindo textos, mapas e apresentações sobre os lugares visitados. O resultado foi uma verdadeira viagem pela cidade, guiada pelos olhos atentos e criativos das turmas do 5º ano.

Olhares atentos e curiosos

"Eu gostei muito de visitar o Parque da Fonte Grande e a Ilha das Caieiras. Na Ilha eu gostei bastante da orla, que é bem grande. Lá tem um pôr do sol lindo. No Parque tem uma trilha maravilhosa. Adorei participar", contou a estudante Helena Lourenço, de 11 anos, do 5º A.

Já o Davi Silva, de 10 anos, falou da experiência das visitas.

"Na Ilha das Caieiras eu gostei dos barcos, dá pra gente ver os pescadores trabalhando". A Nicolly Gomes, de 11 anos, agora está curiosa para conhecer lugares que ficou sabendo através dos estudos. "Tenho vontade de conhecer a Ilha do Frade. Pelas nossas cartografias e estudos, vi que lá é muito lindo. Agora quero ir pessoalmente", contou.

O projeto continuará sendo realizado pela equipe pedagógica ao longo do ano com o desenvolvimento de mais atividades para aproximar os estudantes de cada cantinho turístico, histórico e cultural de Vitória. (Secom/PMV)

Leia também:

Chamadão da EJA chega ao interior com ações de mobilização
Marataízes é destaque nacional em educação integral
Detran|ES abre novas inscrições para o Curso de Mecânica
As 12 melhores escolas do Estado no Enem 2024 são particulares
Professores da rede municipal de Guarapari terão reajuste salarial
Governo Federal autoriza novo curso de medicina em São Mateus

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET