EDUCAÇÃO
Alunos participam de atividades lúdicas de aprendizagem
Projeto Pirata de Palavras foi desenvolvido com alunos do 2º ano de uma escola em Vitória
Em 03/03/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O objetivo principal era que, por meio da união de ideias e de um esforço conjunto, o grupo encontrasse o baú do tesouro, escondido em uma sala da unidade de ensino.
Conceitos de português, matemática e geografia, além de trabalho em equipe e afetividade. Tudo isso de forma lúdica, divertida e com muito aprendizado. Esse é o projeto "Pirata de Palavras", desenvolvido com os estudantes do 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arthur da Costa e Silva, no bairro República.
Os trabalhos foram coordenados pelas professoras Márcia Mian, Marcia Ferreira e Fernanda Menezes. Leitura cartográfica, leitura de pistas, sequência numérica, investigação e dedução, além de muito trabalho em equipe e troca de experiências, foram algumas das dinâmicas propostas junto aos estudantes.
O objetivo principal era que, por meio da união de ideias e de um esforço conjunto, o grupo encontrasse o baú do tesouro, escondido em uma sala da unidade de ensino. O "guardião do tesouro" era um boneco de acrílico utilizado nas aulas de ciências para simular o esqueleto do corpo humano, que foi apelidado pelos estudantes como "Chico Tesouro".
Imersão e trabalho em equipe
Além disso, chapéus de pirata e tapa-olhos foram confeccionados com papel cartão e sulfite, para que os estudantes participassem dos momentos vestidos a caráter. Até as professoras entraram no clima da brincadeira e se fantasiaram para favorecer o ambiente lúdico e ajudar na imersão dos pequenos piratas na atividade.
"Propusemos várias situações com o objetivo de que os estudantes percebessem que a união faz as coisas caminharem, já que cada grupo responsável pelo resgate de cada pista somente conseguiria achar o tesouro com a montagem de todas as partes de mapa que cada grupo encontrou", destaca a professora Márcia Mian.
Foco na aprendizagem
A professora conta ainda que os estudantes participaram ativamente e que os objetivos propostos na atividade foram atingidos.
"Nosso objetivo é sempre o aprendizado dos estudantes, e tudo foi pensado e colocado em prática para que absorvam os conceitos da melhor forma. Foi gratificante presenciar a alegria estampada no rosto delas desde o início da proposta de trabalho", disse. (Secom/PMV)
Leia também:
> Vitória inicia entrega de uniformes a crianças e estudantes
> Busca ativa devolve 3.589 estudantes às escolas de Vitória
> Estudantes têm até esta sexta para se inscrever no Prouni
> Aracruz garante alimentação de qualidade aos estudantes
> Começam as aulas na nova escola cívico-militar em Viana
> Começam hoje as matrículas da primeira chamada do Sisu
> Vitória convoca 445 profissionais para atuar na Educação
> Municípios capixabas terão R$ 500 milhões para a educação
> UniversidadES: Estado libera recursos para estruturar polos
> MEC divulgou hoje resultado da primeira chamada do Sisu
TAGS: VITÓRIA | ESTUDANTES | ESCOLA | PIRATA DE PALAVRAS | LÚDICO