EDUCAÇÃO
Alunos promovem ações e atividades de combate ao mosquito em Vitoria/ES.
A ideia é propor junto aos alunos ações de combate à larva do mosquito Aedes aegypti.
Em 18/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A próxima sexta-feira (19) será um dia letivo diferente em todas as unidades escolares que compõem a rede municipal de ensino de Vitória. Convocados por meio de carta enviada pelo Ministério da Educação (MEC), alunos e professores estarão envolvidos na abertura da Campanha de Mobilização Nacional da Educação de Combate ao Zika vírus.
A ideia é propor junto aos alunos ações de combate à larva do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença que é responsável pelo aumento dos casos de microcefalia no País. As ações acontecerão em todo o território nacional e serão realizadas também nos dias 26 de fevereiro e 4 de março.
"É por acreditar na força de nossos estudantes que fazemos o convite para ajudar a derrotar a transmissão do vírus Zika e as demais doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, fazendo da escola ou casa, um território livre do mosquito. Com a união de todos, vamos conseguir vencer esse grande desafio", disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na carta enviada às escolas.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem uma previsão inicial de 4 milhões de pessoas, sendo 1,5 milhão delas no Brasil, que poderão ser afetadas pelos riscos dessa epidemia. O único instrumento eficiente para impedir a proliferação do mosquito é a prevenção. O método mais eficaz é impedir a reprodução do Aedes aegypti, atuando sobre o criadouro do mosquito, que é necessariamente a água parada.
Ações nas escolas
"As ações de combate ao mosquito nas nossas escolas tiveram início ainda em dezembro, quando o prefeito Luciano Rezende decretou estado de emergência na capital. Neste ano, e especialmente nessas datas, irão acontecer as ações de combate nas escolas e também em toda a comunidade. Várias outras atividades deverão ocorrer ao longo do ano, como estratégia de enfrentamento, assegurando especialmente o dia interno da semana em que os 'Caçadores de Larvas' farão a vistoria do prédio escolar", explicou a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.
Atividades nas Emefs
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor João Bandeira, em Consolação, haverá um diálogo entre os estudantes e fixação de cartazes e faixas nos murais da unidade. No dia 26, começará a divulgação para a comunidade, pais e responsáveis, com fôlderes produzidos pelos próprios alunos. Já no dia 4, farão uma passeata com os profissionais no bairro.
Ainda nesta sexta-feira (19), a Emef São Vicente de Paulo, no Centro, vai exibir vídeo orientativo com o tema Zika para os estudantes. Já os representantes do grêmio estudantil vão fazer explanação do assunto em todas as salas de aula e, ainda, iniciar a pesquisa “O que eu consegui fazer contra o Zika – Eu também consegui ser um caçador?".
Na Emef Mauro Braga, em Santa Tereza, haverá mobilização do grêmio com os estudantes em sala de aula e debate a partir de vídeo orientativo. No dia 26, haverá reunião na escola com os pais para debate sobre o Zika vírus e as suas consequências para a saúde.
Pequenos dos Cmeis também vão participar
Já no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Yolanda Lucas da Silva, que fica em Inhanguetá, os alunos vão participar de apresentação de teatro nesta sexta-feira (19), feita por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), com histórias sobre as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.
Em São José, no Cmei Georgina da Trindade Faria, os alunos farão distribuição dos panfletos fornecidos pela Prefeitura de Vitória, e vão afixar cartazes e painéis produzidos por estudantes e funcionários. Também acontecerá palestra informativa e reflexiva com os familiares dos alunos. No mesmo Cmei, os “Caçadores de Larvas Mirins” farão a inspeção do prédio escolar.
"Nós ainda vamos montar espaços simulando prevenções que devem ser realizadas em casa, a exemplo de plantas com areia nos pratinhos, garrafas guardadas de boca para baixo, telas nos ralos e outras ações", disse a diretora do Cmei, Clarissa Oliveira Delarmelina.
No Cmei Reinaldo Ridolfi, crianças e famílias assistirão ao vídeo "Cordel – a Zika e outras viroses do AEDES". Também acontecerá oficina com as famílias para elaboração de cartazes e panfletos sobre as diferentes formas de prevenção do mosquito, em Maria Ortiz.
Fonte:PMV