EDUCAÇÃO
Alunos realizam plantio e cultivo de horta escolar em projeto
O projeto tem por objetivo revitalizar a horta coletiva e proporcionar muito aprendizado.
Em 09/11/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Além de promover um aprendizado secular de plantio e cuidados com plantas e hortaliças, o objetivo era possibilitar aos estudantes replicar esses conhecimentos em suas casas, garantindo uma alimentação mais saudável para todos.
O projeto "Por Uma Alimentação Mais Saudável", desenvolvido com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Vercenílio da Silva Pascoal, que fica em Joana D'Arc, tem por objetivo revitalizar a horta coletiva da unidade de ensino e ainda proporcionar muito aprendizado prático para a turma.
Tudo começou ainda em sala de aula, uma vez que os estudantes estavam trabalhando conteúdos relacionados a receitas e memórias afetivas. Como a sala de aula fica localizada ao lado da horta, foi pensada a proposta de revitalizar o local e realizar o plantio de temperos e hortaliças.
Além de promover um aprendizado secular de plantio e cuidados com plantas e hortaliças, o objetivo era possibilitar aos estudantes replicar esses conhecimentos em suas casas, garantindo uma alimentação mais saudável para todos.
Assim, foram realizadas pesquisas, palestra com jardineiro profissional, arrecadação de garrafas pet e doação de mudas aos estudantes e seus familiares. A partir da revitalização do espaço, os estudantes dos turnos matutino e vespertino também irão a ajudar a cuidar do local, garantindo uma horta saudável e sustentável para todos.
"Eu acho muito positivo e estou gostando muito da ação que aconteceu, em que aprendemos e vivenciamos o cultivo da horta e plantas que muitas vezes são coisas que temos no quintal de casa, e você não sabe como podem ser usadas ou como fazer. Foram momentos de muito aprendizado", destacou a estudante Terezinha Sequeira, 36 anos.
Aprendizado na prática
O projeto foi desenvolvido pelas professoras Katia Camargos e Rita de Cássia, com apoio da pedagoga Weslane Lopes e da diretora Maria Luiza Marques.
"O trabalho com a horta socializa conhecimentos referentes a plantas medicinais, destaca a importância de incluir verduras cultivadas sem agrotóxicos em nossa alimentação e leva ao estudante a possibilidade de fazer o plantio em casa. No primeiro segmento usamos a temática para avançar no processo de construção da língua escrita, com pesquisas, leituras e produções de texto", explicou a pedagoga. (Secom/PMV)
Leia também:
> Sedu apresenta resultados da Avaliação da Fluência em Leitura
> Aracruz: prefeito assina OS para construção da Emef Coqueiral
> PMV entrega óculos para alunos da rede municipal de ensino
> Alunos de Viana se formam em programa da Polícia Ambiental
> Enem começa no próximo domingo com prova de redação
> Uso de computadores moderniza o ensino em Cachoeiro
> Estudantes da Serra apresentam produto criado em projeto
> Ensino a distância cresce 474% em uma década, diz Inep
> UniversidadES abre 200 novas vagas de pós-graduação
> Linhares abre vagas de pré-matrícula para Educação Infantil
TAGS: ALUNOS | PLANTIO | HORTA | PROJETO | APRENDIZADO