SAÚDE

Alzheimer e doenças cardíacas estão ligadas à menopausa

Com a queda da produção de hormônios e o fim do ciclo menstrual, surge a menopausa.

Em 18/10/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Hospital Metropolitano Vale do Aço

Especialistas indicam a terapia combinada, que integra estrogênio e progesterona, para reduzir o mal-estar e prevenir o câncer do endométrio.


Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram

O calor intenso surge do nada, seguido de suor e desconforto. Essas são algumas características das ondas de calor, sintoma que atinge 80% das mulheres, segundo estudo publicado no Jornal da Sociedade da Menopausa.

>> Sífilis: campanha de prevenção vai até novembro em Anchieta

Esses sintomas ocorrem durante o climatério. Período em que há a redução da produção de hormônios pelos ovários, que geralmente atinge mulheres entre 40 e 65 anos.

Com a queda da produção de hormônios e o fim do ciclo menstrual, surge a menopausa. A condição se manifesta durante o climatério, portanto, todos os sintomas experimentados neste período também pertencem à menopausa.

No Dia Mundial da Menopausa, lembrado em 18 de outubro, Guerino de Marta, médico ginecologista do Hospital Metropolitano do Vale do Aço, indica como o corpo reage e o que fazer para cuidar da saúde durante o período.

“Com as alterações das taxas hormonais, as mulheres também podem enfrentar dificuldades para adormecer e permanecer dormindo, mudanças no humor, dores durante a relação sexual e ressecamento na bexiga e uretra”, alerta o profissional.

Menopausa causa Alzheimer e doenças cardíacas?

Na verdade, estudos internacionais sugerem que há um maior risco de desenvolvimento do Alzheimer durante a menopausa. O mesmo ocorre em relação às doenças cardíacas, como infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral).

O cérebro possui receptores do estrogênio, que consegue proteger o órgão, mantendo suas funções cognitivas. Com a queda do hormônio, pode ocorrer uma disnfunção cognitiva.

“A redução do estrogênio também significa a redução de um elemento que protege o cérebro, tornando as mulheres mais vulneráveis ao Alzheimer”, explica o especialista.

Além do cérebro, o estrogênio também é um protetor do coração. Isso porque ele estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, facilitando o fluxo do sangue.

“Com a chegada da menopausa, o nível desse hormônio diminui, assim como a dilatação das veias, aumentando o risco de coagulação e desenvolvimento de algumas doenças cardiovasculares, entre infarto, hipertensão e AVC”, ressalta Guerino de Marta.

Quando fazer a terapia hormonal

A terapia hormonal trata os sintomas do climatério e previne os efeitos da falta do estrogênio. Especialistas indicam a terapia combinada, que integra estrogênio e progesterona, para reduzir o mal-estar e prevenir o câncer do endométrio.

O momento ideal para iniciar a terapia é a partir de 10 anos até a última menstruação. É importante que a paciente realize acompanhamento médico para avaliar os benefícios em comparação com os riscos do tratamento. 

Apesar das vantagens, a terapia hormonal não é para todos. Mulheres que tiveram ou têm alguma dessas condições, não podem se submeter ao tratamento:

• Câncer de mama;
• Câncer do endométrio;
• Sangramaneto vaginal sem causa aparente;
• Doença cardíaca ou infarto;
• Acidente Vascular Cerebral;
• Histórico de tromboembolismo ou doença hepática grave.

"Dependendo do caso, é possível prescrever o uso de antidepressivos, que reduzem as ondas de calor, para quem não pode realizar a terapia hormonal. Cremes vaginais com hormônio, hidratantes e lubrificantes também ajudam nos sintomas vaginais", orienta o profissional. (Com informações da Ascom/Hospital Metropolitano Vale do Aço)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Prefeitura de Vitória nomeia mais 102 profissionais de saúde
Terminal de Carapina recebe campanha contra hepatite viral
Sífilis: campanha de prevenção vai até novembro em Anchieta
Guarapari reforça medidas de combate à Covid-19
Carro Rosa estará por Vila Velha durante esta semana
PML: Casa Rosa promove 2º Seminário da Saúde da Mulher
Serra abre novas vagas para vacinação nesta segunda (16)
Idosos recebem orientações sobre prevenção de diabetes
US de Manoel Plaza promove ação para crianças na quinta (19)

TAGS:
MENOPAUSA | DOENÇAS | SAÚDE | CARDÍCAS | HORMÔNIOS | ALZHEIMER