POLÍTICA CAPIXABA

Amaro tem 33% e Luciano, 24% na disputa em Vitória, aponta Ibope

O Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 19 e 22 de agosto.

Em 24/08/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) divulgada nesta terça-feira (23) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na disputa pela Prefeitura de Vitória, no Espírito Santo:

- Amaro Neto (SD) - 33%;
- Luciano Rezende (PPS) - 24%;
- Lelo Coimbra (PMDB) - 15%;
- Andre Moreira (PSOL) - 4%;
- Perly Cipriano (PT) - 3%.
- Branco ou nulo - 14%;
- Não sabe ou não respondeu - 7%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Gazeta.

O Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 19 e 22 de agosto. A margem de erro estimada é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança é de 95%, ou seja, há probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo nº ES-00162/2016.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados são perguntados sobre a intenção de voto sem a apresentação dos nomes dos candidatos, 53% declaram não saber em quem votar ou preferem não opinar, enquanto 18%  declaram que pretendem votar em branco ou anular o voto.

O candidato Luciano Rezende é mencionado espontaneamente por 10% dos eleitores de Vitória, e Amaro Neto, 9%; Lelo Coimbra, 5%; Perly Cipriano, 1%; e André Moreira, também, 1%.

Rejeição

Questionados sobre em quais candidatos não votariam de jeito nenhum, 39% dos eleitores responderam Luciano, enquanto 35% responderam Perly Cipriano. Lelo Coimbra teve 32% de rejeição, Amaro Neto teve 30% e André Moreira, 22%.

Nesse cenário, há 5% de eleitores que disseram espontaneamente que votariam em todos, e 11% não souberam ou preferiram não opinar.

Expectativa de vitória

Independentemente da intenção de voto, 38% dos eleitores acreditam na vitória de Amaro Neto, enquanto 27% creem que Luciano Rezende vai ser reeleito. Lelo Coimbra ficou com 9%, e André Moreira, 1%; e Perly Cipriano, também, 1%. Nesse contexto, 24% dos eleitores não souberam ou preferiram não opinar.

Avaliação da gestão atual

Na mesma pesquisa, os eleitores também responderam sobre a avaliação da administração do prefeito Luciano Rezende (PPS). Veja os números:

- Ótima/Boa - 23%
- Regular - 38%
- Ruim/Péssima - 36%
- Não sabe/não respondeu - 3%

Segundo o Ibope, 39% aprovam a forma como Luciano Rezende vem administrando o município; 52% declaram que a desaprovam. Aqueles que não sabem ou preferem não responder somam 9%.

Fonte: IBOPE