MEIO AMBIENTE
Ambientalistas denunciam mancha de minério no mar de Vitória.
Segundo a ONG, manchas próximas ao Porto de Tubarão são de pó preto.
Em 29/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Ambientalistas flagraram manchas escuras na Praia de Camburi, em Vitória, no Espírito Santo. Integrantes da ONG Juntos SOS Ambiental filmaram nesta sexta-feira (28) manchas em alto mar e afirmam que elas são causadas por minério de ferro.
O representante comercial e ambientalista Marcelo Xavier foram de motoaquática até uma região próxima ao Porto de Tubarão e fizeram as imagens. Os ambientalistas também recolheram amostras da água para serem analisadas.
"O minério continua sendo jogado indiscriminadamente e sem a fiscalização dos órgãos competentes", disse Marcelo durante as filmagens.
Ele já havia denunciado uma situação similar em maio deste ano. Na ocasião a Prefeitura de Vitória fez uma vistoria e constatou a presença de minério no mar. A Vale, empresa que transporta o minério no estado, foi multada em R$ 200 mil. O Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) também acusou a empresa de descumprir medidas de controle ambiental na época.
Desta vez, o Iema informou que acompanha a mancha na praia e que através de vistorias e imagens constatou que a mancha é resultado de um contraste da água do mar com o Canal de Camburi. Mas ainda assim, disse que enviará uma equipe ao local para investigar a possibilidade da mancha ser causada por minério.
Já a Vale destacou que a operação desta sexta-feira (28) no Porto de Tubarão foi feita dentro das normas ambientais.
Fonte: G1