CIDADE

Ampliação da atenção básica é prioridade na Saúde em Vila Velha

O tema foi tratado durante a 2ª reunião do Orçamento Participativo.

Em 29/05/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Felix Falcão

Ampliar a atenção básica assim como o número de Unidades de Saúde, implantar o prontuário eletrônico e reduzir a taxa de mortalidade infantil. Essas são algumas das prioridades da Prefeitura de Vila Velha na área da Saúde. O tema foi tratado durante a 2ª reunião do Orçamento Participativo, realizada na noite dessa segunda-feira (27).

O Orçamento Participativo foi debatido na Assembleia Popular que aconteceu na Praça Duque de Caxias, no Centro da cidade. Na reunião, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde apresentou ainda a intenção de reduzir o percentual de gravidez na adolescência, fomentar a adesão ao Programa Crescer Saudável (Programa Saúde na Escola), ampliar a Rede de Atenção Psicossocial.

Entre as diversas obras já em andamento e previstas, foram citadas: o Centro de Atenção Psicossocial em Jabaeté; Rede de Urgência e Emergência com a conclusão da obra da Unidade de Pronto-Atendimento de Riviera da Barra; construção do Centro de Referência do Idoso; UPA Riviera da Barra (Região V), conclusão da obra do CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial Infantil) de Jabaeté, ampliação da Unidade de Saúde de Araçás (realizada), entre outras.

“O Governo Municipal busca o tempo todo parcerias, financiamentos, projetos de forma a reunir uma força-tarefa em prol da saúde, com o compromisso de atender às necessidades em saúde da população por meio da ampliação do acesso aos serviços, com qualidade”, ressaltou o secretário de Saúde, Jarbas de Assis, que ainda destacou o foco na ampliação da oferta de serviços especializados.

Para a melhoria na qualidade dos serviços de Saúde, foram contratados 170 profissionais. Para 2020, a previsão é de contratação de 187. Além disso, o horário de atendimento nas Unidades de Saúde de Vila Nova, Ibes, Terra Vermelha e Prainha foram ampliados, atendendo demanda popular. A previsão, inclusive, é de que outras duas unidades (Araçás e Coqueiral de Itaparica) também tenham o horário estendido.

Ainda atendendo às solicitações da população, o Programa de Saúde da Família Para As Comunidades da Zona Rural foi retomado. O atendimento é realizado em dois consultórios, um vez por semana com um médico e um enfermeiro.

Um estudo das regiões com necessidade de aumento de cota de exames também foi finalizado, assim como a ampliação da disponibilidade de exames e/ou consultas médicas para essas regiões.

Convites

Após o evento, Max Filho convidou a população para a cerimônia de assinatura e sanção da lei que institui o programa Bolsa Atleta (Vila Esporte), nessa quinta-feira (30), às 10h, no auditório da PMVV. Outro convite feito pelo prefeito foi para o lançamento da pedra fundamental da Unidade Municipal de Ensino Infantil (Umei) de São Torquato, neste sábado (01), às 9h, na Rua César Alcure, s/n, São Torquato.

LEIA TAMBÉM:

Alunos e servidores de Vila Velha brilham na 6ª Feira Literária Capixaba

A Educação de Vila Velha brilhou na 6ª edição da Feira Literária Capixaba (6ª FLIC-ES). Alunos de escolas municipais e servidores da cidade lançaram o livro “Entre Versos e Rimas IV”, produzido por estudantes e profissionais da Rede Municipal.

Foto: Divulgação - Semcom/PMVV

O evento foi realizado entre a quarta-feira (22) e o domingo (26), na Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes - no campus de Goiabeiras, em Vitória.

Nesta sexta edição da FLIC também foi promovido o concurso de produção literária “Judith Leão Castello Ribeiro”, com os gêneros textuais poema e crônica. A temática foi “Belezas Capixabas”, diretamente ligada com projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed): “IdentidaES#EntreOMarEAMontanha” e “Entre versos e Rimas”.

Aluno entre os finalistas

O aluno do 7º Ano Igor dos Santos Caldeira foi um dos 20 finalistas na categoria poema. Ele alcançou a 12ª colocação e recebeu o certificado no domingo (26), na Ufes. O texto do estudante será publicado no livro FLIC-2019. A obra será uma coletânea com todos os textos finalistas.

“Fui finalista com o meu poema 'Capixabice É'. Escrevo há dois anos. Gosto muito da obra da atriz e poetisa capixaba Elisa Lucinda", declarou Igor, que estuda na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Professora Nice de Paula, do bairro Boa Vista II.

“A feira proporcionou múltiplas atividades, objetivando o fomento a leitura. O evento recebeu grandes nomes da literatura nacional e local. Ao todo foram 300 artistas participando e 80 livros lançados por autores capixabas. Ocorreram variadas oficinas, contações de histórias, palestras, debates e apresentações culturais voltadas para o público infanto-juvenil e adulto”, declarou Eliana Terra, coordenadora das bibliotecas escolares da Semed.