TEMAS GERAIS
Andada: comercialização do caranguejo está proibida a partir de quinta
A captura e a comercialização do caranguejo uçá está proibida a partir da próxima quinta-feira, quando começa o período de andada do crustáceo
Em 19/01/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A comercialização do caranguejo uçá está proibida a partir de quinta-feira (22), quando começa o período de andada do crustáceo. Para alertar os comerciantes e cidadãos sobre isso, a equipe da Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realiza nestas segunda (19) e terça (20) uma abordagem educativa nos quiosques da Curva da Jurema e Camburi.
A partir de quarta-feira (21) e até o dia 30, as abordagens acontecerão nos estabelecimentos que comercializam caranguejos em Jardim Camburi, Jucutuquara, Santo Antônio, Jardim da Penha e Praia do Canto.
A gerente de Educação Ambiental, Andressa Lemos Fernandes, conta que a ação é voltada para comerciantes e consumidores. "O objetivo é conscientizar para que o caranguejo possa continuar a existir".
Etapas
A andada é dividida em seis etapas: a primeira vai de 22 a 28 de janeiro; a segunda, de 5 a 11 de fevereiro; a terceira, de 20 a 26 de fevereiro; a quarta, de 7 a 13 de março; a quinta, de 22 a 28 de março; e a sexta e última, de 6 a 12 de abril.
"Não será permitido o comércio do caranguejo uçá de forma alguma, mesmo que sua procedência seja de outro estado, como Bahia e Maranhão, como eram costumes de alguns estabelecimentos em outros anos", ressaltou a bióloga e educadora ambiental Juliana Conde.
Fiscalização
Também acontecerão ações de fiscalização tanto por terra como pelo mangue. Quem for flagrado capturando o animal durante a andada será encaminhado para a Delegacia de Crimes Ambientais e sofrerá as penalidades.
Acasalamento
A andada é a época em que o crustáceo faz o acasalamento e desova, o que o torna uma presa fácil para os catadores. Por isso, é necessário respeitar o tempo de reprodução para que o ecossistema manguezal não seja prejudicado.
Na andada, é proibido capturar, manter em cativeiro, fazer o transporte, beneficiamento e o armazenamento e comercializar o caranguejo uçá.
Fonte: Folha Vitória