POLÍTICA INTERNACIONAL

Antony Blinken visita Kiev para anunciar ajuda de US$ 1 bilhão

Esta é a quarta visita de Blinken à Ucrânia desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022.

Em 06/09/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: POOL/AFP

O Departamento de Estado americano anunciou a chegada do secretário, Antony Blinken, e informou que ele foi recebido em Kiev pela embaixadora americana Bridget Brink.

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, desembarcou em Kiev para uma visita surpresa nesta quarta-feira (6), durante a qual deve anunciar uma ajuda adicional de um bilhão de dólares (4,96 bilhões de reais) para a Ucrânia.

O Departamento de Estado anunciou a chegada de Blinken e informou que ele foi recebido em Kiev pela embaixadora americana Bridget Brink.

Um funcionário da equipe de Blinken afirmou durante o voo que o chefe da diplomacia espera “anunciar mais um bilhão de dólares em novo financiamento americano para a Ucrânia durante a visita”.

Esta é a quarta visita de Blinken à Ucrânia desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022.

O secretário de Estado deve abordar as necessidades da Ucrânia, em particular de assistência militar, durante as reuniões com o presidente Volodimir Zelensky, o primeiro-ministro Denys Shmyhal e o ministro da Defesa Dmitro Kuleba.

Washington pretende manter os “esforços” para que os ucranianos “tenham aquilo que precisam para esta fase da batalha”, afirmou a fonte do Departamento de Estado que pediu anonimato.

Em junho, Kiev iniciou uma contraofensiva no sul e leste do país, onde as tropas russas ocupam quase 20% do território ucraniano.

“Trata-se de material não apenas para atacar, mas também para realmente entrar nas ferozes linhas de defesa estabelecidas pelos russos. A defesa aérea continua sendo uma prioridade”, disse a fonte.

“As forças ucranianas conseguiram avanços impressionantes no sul em particular, mas também no leste nos últimos dias e semanas. Mas eu penso que o mais importante é recebermos uma avaliação verdadeira dos próprios ucranianos”, resumiu a fonte do Departamento de Estado. (AFP - https://istoe.com.br/autor/afp/)

Leia também:

Lula anuncia programa para desenvolver agricultura de Angola
Líderes do BRICS anunciam a entrada de seis novos países
Lula diz que moeda do Brics reduzirá vulnerabilidades
Presidente Joe Biden reforça vínculos com Japão e Coreia do Sul
Lula e Biden falam sobre meio ambiente e trabalhadores
Joe Biden pressiona gigantes da tecnologia para regular IA
Presidente Lula receberá comando temporário do Mercosul
Lula recebe Fernández, no 4º encontro dos dois líderes em 2023
Em Paris, Lula responsabiliza países ricos pela crise climática
Na Europa, Brasil vai cobrar recursos para combate à pobreza

TAGS:
KIEV | VISITA | SECRETÁRIO | BLINKEN | ANÚNCIO | AJUDA