SAÚDE
Anvisa aprova novo medicamento contra diabetes tipo 2
Anvisa aprovou nesta segunda um novo medicamento para tratamento de diabetes tipo 2.
Em 26/09/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
De acordo com a Anvisa, estudos mostram que a tirzepatida reduz de forma significativa a quantidade de hemoglobina glicada no sangue, o que indica o controle de açúcar.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (25) um novo medicamento para tratamento de diabetes tipo 2. O Mounjaro, da farmacêutica Eli Lilly, tem como princípio ativo a tirzepatida, que age no controle do açúcar no sangue em adultos com a doença, combinado com dieta e exercícios físicos. O remédio está disponível em formato de caneta injetável.
De acordo com a Anvisa, estudos mostram que a tirzepatida reduz de forma significativa a quantidade de hemoglobina glicada no sangue, o que indica o controle de açúcar. Essa redução contribui para queda do risco de doença microvascular, cegueira, insuficiência renal e amputação de membros.
>> PNI busca padronizar plataformas de dados de vacinação
“Outro benefício dessa droga é a mudança favorável do peso corporal (perda de peso), uma vez que o sobrepeso e a obesidade contribuem para a fisiopatologia do DM2 [diabetes tipo 2]”, informa publicação da Anvisa
A tirzepatida funciona como o primeiro receptor de dois hormônios produzidos no intestino: o polipeptídeo insulinotrópico dependente de glicose (GIP) e o peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1). Com isso, aumenta a quantidade de insulina produzida pelo pâncreas, ajudando no controle glicêmico no sangue.
Diabetes tipo 2
Estima-se que quase 463 milhões de pessoas no mundo, de 20 a 79 anos, têm diabetes. Desse total, o diabetes tipo 2 é responsável por quase 90% dos casos. No Brasil, são quase 17 milhões de adultos com a doença.
A doença é caracterizada pela produção insuficiente de insulina, hormônio que mantém o metabolismo da glicose. É uma das principais causadoras de insuficiência renal, cegueira, amputação e doença cardiovascular, complicações que podem levar à morte.
Pelas projeções, 578,4 milhões de pessoas estarão vivendo com diabetes em 2030, e mais de 700 milhões em 2045. O aumento está relacionado à tendência crescente de obesidade da população, alimentação não saudável e falta de atividade física. (Por Carolina Pimentel/Agência Brasil)
Leia também:
> PNI busca padronizar plataformas de dados de vacinação
> Serra abre novas vagas para vacinação nesta segunda (25)
> Vila Velha terá dois postos de vacinação neste sábado (23)
> Parceria com Apae Serra amplia o número de atendimentos
> Serra abre agendamento para vacinação nesta quinta (21)
> InfoGripe mantém alerta para aumento de casos de covid-19
> Ação levará serviços gratuitos de saúde em Cachoeiro
> Saúde de Vitória participa de ações da Semana do Trânsito
> Aberto agendamento para doação de sangue em Vila Velha
> Multivacinação: mais de 11 mil crianças imunizadas em Vitória
> Saúde vai ofertar diversos serviços no SuperAção em Araçás
TAGS: ANVISA | MEDICAMENTO | DIABETES | TIPO 2 | TRATAMENTO