SAÚDE

Anvisa lança painel para consulta de preços de medicamentos

Anvisa divulgou painel para consulta de preços de medicamentos comercializados no Brasil.

Em 25/04/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Marcello Casal jr/Agência Brasil

Em nota, a Anvisa ressaltou que farmácias e drogarias, assim como laboratórios, distribuidores e importadores não podem cobrar acima do preço permitido pela CMED.


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para o show do Xande de Pilares

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um novo painel para consulta de preços de medicamentos comercializados no Brasil. A proposta é facilitar à população a consulta de valores máximos autorizados pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

>> PMV lança edital de oferta de consultas em Otorrinolaringologia

Em nota, a Anvisa ressaltou que farmácias e drogarias, assim como laboratórios, distribuidores e importadores não podem cobrar acima do preço permitido pela CMED.

Até então, a lista de preços máximos permitidos para a venda de medicamentos era disponibilizada no portal da Anvisa e atualizada mensalmente. Com o novo painel, além da lista, os consumidores poderão fazer consultas mais específicas, conforme o produto desejado, utilizando o nome do medicamento, o princípio ativo ou o número de registro.

Denúncias

Caso o consumidor perceba que o preço de um medicamento em um estabelecimento está superior ao permitido, a orientação da agência é encaminhar uma denúncia à própria CMED, “contribuindo, assim, para o monitoramento do mercado e inibindo práticas de sobrepreço pelos estabelecimentos.”

“Destaca-se que, considerando a obrigatoriedade de cumprimento dos preços-teto definidos pela CMED e registrados no Sistema de Acompanhamento do Mercado de Medicamentos, o painel tem como objetivo auxiliar a consulta de preços de medicamentos, mas não substitui as listas oficiais de preços de medicamentos publicadas mensalmente.”

Entenda

O Preço Máximo ao Consumidor (PMC) é o chamado preço-teto autorizado para o comércio varejista de medicamentos, ou seja, farmácias e drogarias.

Já o Preço Máximo de Venda ao Governo (PMVG) é o preço-teto para vendas de medicamentos que constam em rol ou para atender decisão judicial. Ele corresponde ao resultado da aplicação de um desconto mínimo obrigatório em relação ao Preço Fábrica (PF), que é o teto de preço pelo qual um laboratório ou distribuidor pode comercializar um medicamento no mercado brasileiro. (Por Paula Laboissière/Agência Brasil)

Leia também:

Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
PMV lança edital de oferta de consultas em Otorrinolaringologia
> ​Vacinação será realizada em 6 pontos de Vila Velha no sábado
Linhares oferece novo teste para diagnosticar tuberculose
Cariacica: Profissionais recebem capacitação sobre hanseníase
Serra abre agendamento para vacinação nesta quinta (25)
Sábado terá mutirão de consultas oftalmológicas em Vila Velha
Aracruz realiza entrega de mais óculos de grau a população
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico
Vacinação contra gripe e dengue continua em Linhares
Lacen confirma circulação de Febre do Oropouche no ES

TAGS:
ANVISA | PAINEL | CONSULTA | MEDICAMENTO | PREÇOS