SAÚDE
Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis
Anvisa proibiu a comercialização, a distribuição, e o uso de suplementos com ora-pro-nóbis.
Em 04/04/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Em nota, a Anvisa informou que a decisão foi adotada porque a planta, de nome científico Pereskia aculeata, não é autorizada como constituinte para suplementos alimentares.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, a distribuição, a fabricação, a propaganda e o uso de suplementos alimentares contendo ora-pro-nóbis. A resolução, publicada no Diário Oficial da União, determina ainda o recolhimento dos produtos.
>> Biomanguinhos firma parceria para demanda por insulina
Em nota, a Anvisa informou que a decisão foi adotada porque a planta, de nome científico Pereskia aculeata, não é autorizada como constituinte para suplementos alimentares.
“Para um ingrediente específico ser autorizado como suplemento alimentar, é necessário que ele passe por uma avaliação de segurança e eficácia”, destacou a agência no comunicado.
Isso significa que empresas interessadas em comercializar o produto devem comprovar, de forma científica, que ele é fonte de algum nutriente ou substância de relevância para o corpo humano.
“Suplementos alimentares não são medicamentos e, por isso, não podem alegar efeitos terapêuticos como tratamento, prevenção ou cura de doenças. Os suplementos são destinados a pessoas saudáveis. Sua finalidade é fornecer nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos em complemento à alimentação.”
A medida, segundo a Anvisa, não afeta o consumo ou a comercialização da planta fresca, que tem tradição de uso na alimentação, sobretudo nos estados de Goiás e Minas Gerais. (Por Paula Laboissière/Agência Brasil)
Leia também:
> Biomanguinhos firma parceria para demanda por insulina
> Vila Velha realiza Dia D de combate à dengue neste sábado
> Dia D na Ceasa: Semana de Mobilização Contra a Dengue
> Gripe: Anchieta antecipa campanha e começa a vacinação
> Viana realiza semana de mobilização contra a Dengue
> Vitória abre 6 mil vagas para vacinação com agendamento
> Serviços de Saúde serão ofertados no "Projeto Superação"
> Sesa reforça importância dos cuidados com a saúde no outono
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET