CIDADE
Ação reforça o combate à sífilis em unidades de saúde de Linhares
Foram realizados mais de 2.800 exames que detectam doenças sexualmente.
Em 23/10/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O combate a sífilis recebeu reforço em Linhares com uma ação realizada pela secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de IST/Aids/Hepatites B e C, do Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (Naps) e equipes das Unidades de Saúde de Linhares. Na Campanha de Detecção da Sífilis, Outubro Verde, que foi realizada na sexta-feira, dia 18, em todas as unidades de saúde do município, foram realizados mais de 2.800 exames que detectam doenças sexualmente transmissíveis.
Durante todo o Dia D da campanha foram realizados testagens rápidas das infecções sexualmente transmissíveis, como Hepatites B e C, HIV e sífilis. “Realizamos os exames e ainda pudemos levar orientação para os moradores do município sobre a prevenção, diagnostico e tratamento. Além disso, os casos positivos já foram encaminhados para tratamento por meio do programa”, frisou Laura Feu, referência técnica do programa Municipal de IST/Aids/Hepatites B e C.
A campanha de intensificação ao combate à doença continua ainda durante todo mês de outubro. “O cidadão que ainda não realizou os testes ou que tenha qualquer dúvida sobre a doença pode nos procurar no Naps ou na unidade de saúde mais próxima da sua casa”, destacou Laura.
Sífilis
A sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST), e a sífilis congênita pode ser transmitida em qualquer momento da gravidez. Entre as graves complicações da sífilis estão aborto espontâneo, natimorto, parto prematuro, má-formação do feto, surdez, cegueira, deficiência mental e óbito neonatal. O Dia Nacional de Combate a Sífilis é comemorado em 19 de outubro.