TEMAS GERAIS

Aparelho que orienta voos no aeroporto do ES volta a funcionar.

Sistema permite maior precisão ao piloto em dias de mau tempo.

Em 25/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O sistema de pouso por instrumentos, conhecido como ILS (sigla em inglês para Instrument Landing System), do aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, voltou a funcionar nesta segunda-feira (22). A informação é da Secretaria de Aviação Civil.

O equipamento estava sem operar desde de dezembro de 2014 devido à interferências eletromagnéticas que prejudicavam a qualidade do sinal.

Segundo o coordenador-geral de Gestão da Navegação Aérea Civil da Secretaria de Aviação Civil, Max Carvalho Dias, o sistema permite maior precisão ao piloto e torre no procedimento de pouso por instrumento das aeronaves, principalmente em dias de mau tempo.

“Com o ILS do Aeroporto de Vitória em funcionamento é possível reduzir em até 75% o tempo de suspensão das operações em condições meteorológicas adversas”, relatou o coordenador-geral.

Ele acrescentou que o sistema funciona em outros 35 aeroportos brasileiros e está presente em praticamente todas as capitais.

A operação do ILS no aeroporto teve início em agosto de 2014 com uma alta expectativa em relação à redução de horas de fechamento do aeroporto sob condições meteorológicas desfavoráveis. Em dezembro do mesmo ano, o equipamento foi retirado de funcionamento devido à interferências eletromagnéticas.

ILS
O porta-voz da Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil (Abrac) e comandante aéreo, José Ricardo dos Santos disse que o equipamento é muito importante.

“O fato de ter o ILS melhora muito qualquer aeroporto, especialmente Vitória. A cidade tem particularidades, possui uma região montanhosa. Para pousar é preciso de informações mais precisas. O equipamento está instalado, mas não está no ar. Tentamos averiguar os motivos, porque facilita muito em casos de visibilidade, mas não tivemos resposta”, explicou José Ricardo.

Histórico do sistema ILS em Vitória
Pedido
2007

O governo do Espírito Santo fez pelo menos dois pedidos formais ao federal de compra do ILS. O primeiro dele foi em 2007 e depois em 2009. Mas somente em 2010 o equipamento foi prometido.

Compra
2011
O equipamento foi comprado em abril de 2011 pela Aeronáutica e orçado em 1,3 milhão de euros (cerca de R$ 3 milhões).

Instalação
2014
Após muita espera, ele começou a operar no final de agosto do ano passado. O motivo para a demora seria a necessidade de obras para colocar o ILS.

Como funciona

Orientação
O Instrument Landing System (ILS) orienta a movimentação de aeronaves desde que o teto das nuvens seja de 300 pés (aproximadamente 90 metros) e a visibilidade de 1.300 metros. Ou seja, ele guia o piloto quando há névoa, dificultando a visão. No Brasil, 38 aeroportos contam com o ILS.

Cancelamentos
Entre os dias 16 e 20 de maio, foram registrados 25 cancelamentos de voos e atraso de mais de 30 minutos em 21 voos.

Fonte: G1-ES