TEMAS GERAIS
Aparelhos captam dados das chuvas
Para evitar desastres nas chuvas, pluviômetros são instalados no ES
Em 24/10/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Com a proximidade da temporada de chuvas, quase metade dos municípios do Espírito Santo instalou o pluviômetro, aparelho usado para recolher e medir a quantidade de água que cai. O sistema começou a ser implantado em 2013 e tem como objetivo alertar sobre possíveis alagamentos. De acordo com a Defesa Civil de Vila Velha, na Grande Vitória, as comunidades vão receber treinamento no próximo dia 8 de novembro para aprender a ler o aparelho.
Em Vila Velha, os equipamentos começaram a ser implantados no início deste ano e já somam um total de nove, todos instalados em pontos estratégicos. Eles funcionam à base de luz do sol, sem precisar de energia elétrica. “Na medida que a chuva começa e ele começa a fazer a medição, nós temos as informações. Com elas, nós podemos emitir os alertas e já colocar a população e as nossas equipes de sobreaviso, para fazer logo os primeiros atendimentos”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Paulo César Lima.
A previsão é que 52 municípios do Espírito Santo recebam os pluviômetros, sendo que 35 já estão sendo monitorados pelo governo federal. “Esses pluviômetros são automáticos, então eles tem dentro deles um chip de celular para emitir uma mensagem para dizer quanto está chovendo a cada cinco minutos, 15 minutos, dependendo do local”, falou major Pimenta, da Defesa Civil estadual.
Segundo o major, o governo federal tem um centro em São Pulo que monitora os pluviômetros espalhados por todo o Brasil. “Ele nos repassa, através de mensagens e telefone também, esses alertas para nos dizer quanto está chovendo e qual a previsão para os próximos dias”, disse.
O coordenador da Defesa Civil municipal disse que as comunidades vão receber treinamento para utilizar o pluviômetro. “No próximo dia 8 de novembro, nós teremos o treinamento dos primeiros núcleos de Defesa Civil, que são voluntários das comunidades. Esses voluntários também saberão fazer essa leitura e também nos ajudarão nos dando informações lá no local”, falou Paulo César.
Fonte: G1-Espírito Santo