ECONOMIA CAPIXABA

APL: Setor de rochas têm acesso ao crédito no Bandes

O Arranjo Produtivo Local de Rochas Ornamentais é importante para o PIB capixaba.

Em 11/11/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/BANDES

O Arranjo Produtivo Local de Rochas Ornamentais é um dos principais do Espírito Santo e um dos mais relevantes do mundo no segmento. Formado por 1,2 mil empresas, o APL envolve uma cadeia produtiva numerosa e um parque industrial importante para o desenvolvimento do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba, além de ter impacto direto na balança comercial.

O atendimento ao setor é prioritário para o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) em sua estratégia de negócios. Para os empresários do APL de Rochas, o banco oferece recursos para investimento nas diferentes fases de produção, aquisição de maquinário e modernização do parque industrial.

“A forma de atuar do Bandes, próximo a setores prioritários para a economia capixaba, possibilita que empreendimentos estratégicos para o desenvolvimento regionalmente equilibrado do Espírito Santo tenham um atendimento mais ágil e alinhado com a política de desenvolvimento do Governo”, destaca o diretor-presidente da instituição, Maurício Cézar Duque.

Para incentivar a competitividade do setor, o Bandes oferece soluções de crédito que abarcam tanto o mercado nacional quanto às necessidades para as empresas que querem buscar o mercado internacional. Entre as soluções de crédito estão financiamentos para produtos e serviços. Anteriormente chamado Fundesul, o programa com as linhas que atendem ao sul do Estado se transformaram em um novo produto, o Fundepar Investimento Sul. O Bandes apoia a implantação, a expansão, a modernização e o desenvolvimento tecnológico das empresas, incluindo a aquisição de equipamentos importados.

Para buscar os financiamentos, o interessado deve acessar o site do Bandes (bandes.com.br), ou ligar para o 0800 283 4202. Confira as linhas destinadas a empresas do setor em todo o Estado:

Fundepar Investimento Sul
Itens financiáveis: Aquisição de máquinas e equipamentos, obras, painéis fotovoltaicos entre outros investimentos. A linha atende a empresas localizadas nos 27 municípios que compõem a região sul capixaba.
Condições de financiamento:
Valor financiado: até R$ 10 milhões.
Taxa de juros: SELIC + (até 4%, conforme enquadramento)

Fundepar Investimento
Itens financiáveis: Aquisição de máquinas e equipamentos, obras, painéis fotovoltaicos entre outros investimentos.
Condições de financiamento:
Valor financiado: até R$ 10 milhões. Taxa de juros: SELIC + (até 6%, conforme enquadramento)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE CRÉDITO BANDES

Campanha de renegociação de dívidas do Bandes

Com a campanha de renegociação de dívidas do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), os clientes com parcelas de contrato de financiamento em atraso podem adequar seus compromissos às condições especiais de pagamento.

Para auxiliar pessoas físicas e jurídicas a solicitarem o acordo junto ao banco, a área de renegociação do Bandes orienta os interessados.

O cliente que aderir à campanha terá o benefício de quitar suas dívidas com abatimento de até 100% dos juros e encargos moratórios¹, no entanto, acrescidas despesas de cobrança e honorários porventura existentes. Para isto, o interessado deverá formalizar seu pedido junto ao banco até 30 de dezembro deste ano.

A quem se destina a campanha?
O cliente cuja dívida atenda aos seguintes critérios pode ter acesso às condições diferenciadas:
-Dívidas com atraso a partir de 180 dias;
-Parcelas em atraso em que a fonte de recursos não seja proveniente de repasses de programas federais;
-Para as dívidas em processo de análise judicial, além dos critérios elencados acima, somente aquelas que estejam, ainda, em fase de citação.

Onde submeter a proposta?
O processo é simples e rápido. Para elaborar a proposta, é necessário que o cliente esteja ciente do valor de sua dívida e das condições atuais do contrato. Caso haja dúvidas, basta entrar em contato com a Central de Renegociação pelo (27) 3331-4204 ou com o Bandes Atende através do 0800 283 4202 e informar o nome e CPF do titular do contrato, para pessoa física, ou razão social e CNPJ, em caso de pessoa jurídica.
A proposta de renegociação pode ser submetida em dois canais: Site do Bandes ou via e-mail.

Para os que optarem pelo procedimento online, basta preencher o formulário do site disponível no www.bandes.com.br/renegocia. A submissão via e-mail é feita para o endereço proposta@bandes.com.br. Em ambos os canais, é necessário informar o nome completo e o número do CPF do titular do contrato - pessoa física - ou razão social e CNPJ - pessoa jurídica -, além de telefone e e-mail para contato e a proposta a ser analisada pelo banco.

O envio pode ser feito a qualquer hora do dia. O processo traz autonomia aos interessados, dispensando a mediação de terceiros. O sistema também oferece privacidade aos que não querem expor sua situação financeira.

A equipe financeira do Banco faz análise da proposta e, com o prazo de até cinco dias úteis, é feito o contato com o cliente, que precisa estar atento aos meios de contato informados. Caso seja necessário, a equipe indicará uma proposta que melhor atenda à demanda. Firmado o acordo de renegociação com o pagamento de entrada, as restrições ao crédito do endividado são retiradas junto ao SPC.

Informações sobre linhas de financiamento:
Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e iOS
www.facebook.com/bandesonline
www.bandes.com.br