TEMAS GERAIS

Aplicativo permite monitorar embarcações em tempo real

Um aplicativo lançado pela Marinha do Brasil garantirá o monitoramento de embarcações.

Em 18/09/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Tomaz Silva/Agência Brasil

Com a viagem náutica registrada no Navseg, a Capitania dos Portos, vinculada à Marinha, receberá, a cada 15 minutos, informações sobre a posição da embarcação.

Um aplicativo lançado nesta semana pela Marinha do Brasil garantirá o monitoramento, em tempo real, de embarcações durante suas movimentações. O Navseg precisa ser baixado pelo condutor do barco, o qual deverá registrar e compartilhar seu plano de viagem na ferramenta online. 

Com a viagem náutica registrada no Navseg, a Capitania dos Portos, vinculada à Marinha, receberá, a cada 15 minutos, informações sobre a posição da embarcação. Assim é possível localizá-la mais rapidamente em caso de necessidade de socorro ou salvamento, tanto no mar quanto em rios e lagos. 

>> Testes de segurança de urnas começam em novembro

Os clubes náuticos e marinas cadastrados no aplicativo também receberão notificações automáticas, por e-mail, informando o início e a conclusão da viagem. 

O aplicativo substituirá o Aviso de Saída, um documento que é preenchido em papel pelo navegador e entregue à marina ou à Capitania dos Portos. O Navseg pode ser baixado para os sistemas iOS e Android.  

No dia do lançamento do aplicativo, em 13 de agosto, 2.600 pessoas já haviam feito seu download, de acordo com a Marinha. 

“Por meio desse aplicativo, a Marinha vai poder monitorar a posição da embarcação a cada momento durante a sua navegação. Se a embarcação tiver uma emergência, uma necessidade de atendimento, a Marinha já sabe onde a embarcação está. Isso vai poupar tempo e esse tempo é precioso na hora do atendimento”, afirma o diretor de Portos e Costas da Marinha, vice-almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho, 

O Navseg foi desenvolvido pelo Centro de Análises de Sistemas Navais da Marinha, em parceria com o Ministério do Turismo, e busca aumentar a segurança de embarcações de esporte, recreação, pesca, turismo náutico, transporte de cargas e de passageiros. 

“Além de ajudar a preservar vidas humanas e aumentar a segurança da navegação no nosso país, o aplicativo também significa ampliar o adequado aproveitamento de um dos maiores potenciais turísticos do Brasil. E, com 35.000 km de vias navegáveis e 8.500 km de costa, temos muito a avançar neste segmento”, afirma a secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes. (Por Vitor Abdala/Agência Brasil)

Leia também:

Testes de segurança de urnas começam em novembro
Moraes diz que desinformação põe em risco a democracia
Petrobras quer explorar energia eólica em áreas marítimas
Um terço da população mundial continua sem acesso à Internet
Defesa Civil do RS pede kits de limpeza como prioridade
Terremoto de magnitude 6,8 deixa 820 mortos no Marrocos
Petrobras faz primeira compra de créditos de carbono
Número de mortos por ciclone no Sul do Brasil sobe para 42
Desfile cívico-militar reúne cerca de dez mil pessoas em Vitória
Feriado aumenta movimento em rodovias e aeroportos
Pandemia eleva consumo de ultraprocessados no Brasil

TAGS:
APLICATIVO | MARINHA DO BRASIL | TEMPO REAL | EMBARCAÇÕES | MONITORAMENTO