MEIO AMBIENTE
Após denúncias, Aracruz resgata mais de 470 guaiamuns
Ação aconteceu após denúncia de que dois homens estavam realizando a cata dos animais
Em 24/05/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Após a apreensão, os guaiamuns foram devolvidos para o seu habitat natural e os indivíduos encaminhados para a delegacia.
Na madrugada desta terça-feira (24), a equipe de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente de Aracruz (Semam), em conjunto com a Polícia Militar, realizou o resgate de 473 guaiamuns, uma espécie de caranguejo que está ameaçada de extinção. A ação aconteceu após uma denúncia de que dois homens estavam realizando a cata dos animais nas localidades de Lameirão e de Lajinha, no distrito de Santa Rosa.
Após a apreensão, os guaiamuns foram devolvidos para o seu habitat natural e os indivíduos encaminhados para a delegacia e enquadrados na Lei Federal Nº 9605/98 e no Decreto Municipal Nº 12.507/2004, que determina crime na atividade de captura e venda de animais que estejam na lista de espécies ameaçadas de extinção. A previsão é de aplicação de multa de R$ 5 mil para cada animal capturado.
“A informação que temos é de que esses homens são do nordeste, uma região brasileira onde o guaiamum já está escasso e, com isso, eles vêm até o Estado para realizar a cata ilegal do crustáceo. Por isso, é importante que a população seja parceira da Prefeitura e denuncie. Com essas ações conseguimos devolver o animal para o seu habitat natural e, assim, preservar a espécie”, destacou o secretário da Semam, Aladim Cerqueira. (Por Thais Tonini-Secom/PMA)
Leia também:
> Prefeitura de Guarapari realiza Feira de Educação Ambiental
> Nova Venécia promove “1ª Jornada do Meio Ambiente 2022”
> Indústria do cimento contribui para destinação do lixo urbano
> As mudanças climáticas pode causar extinção nos oceanos
> Soluções de descarbonização da indústria siderúrgica.
> Acordo prevê remuneração para conservação de florestas
> ArcelorMittal deu início ao transporte com veículos a GNC
> Força-Tarefa em Defesa da Amazônia permanecerá na região
> Blitze Praia Limpa em Jacaraípe e Manguinhos nesta sexta
> Fundação da Costa Rica faz plantio de 6 milhões de árvores
TAGS: ARACRUZ | DENÚNCIA | ANIMAIS | RESGATE | GUAIAMUNS