CIDADE

Após morte de ciclista, protesto pede mais segurança no trânsito do ES.

Ato foi organizado após a morte por atropelamento de Danilo Simões.

Em 02/09/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Ciclistas de vários municípios da Grande Vitória realizaram um protesto na noite desta terça-feira (1). Eles pediram por mais segurança e respeito no trânsito. A manifestação foi organizada após a morte por atropelamento do ciclista Danilo Simões, e foi o segundo pelo mesmo propósito.

O ciclista e jornalista Danilo Simões, de 43 anos, morreu atropelado por uma caminhonete Toyota Hilux preta, na noite de sábado (29), na altura do bairro Macafé, da rodovia Audifax Barcelos Neves, que liga Jacaraípe à Serra-Sede. O motorista, que já foi identificado pela polícia, fugiu sem prestar socorro.

Segundo a Guarda Municipal de Vitória, cerca de 500 ciclistas saíram de Vila Velha, Serra, Cariacica e da capital, e seguiram em protesto até a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

Em frente à Casa, pediram por mais segurança e entregaram uma carta aberta aos deputados. Mais cedo, a mesma carta foi protocolada no Palácio Anchieta, sede do governo do estado.

"O objetivo desse encontro é chamar a atenção de toda a população, ciclistas, motoristas e perdestes para a segurança do trânsito, para que todos se respeitem. É chamar a atenção para que todos respeitem as regras e os espaços", disse Bruno Golçalves, professor e ciclista.

O aposentado Rafael Apuleu também destacou o papel fundamental da educação na prevenção de acidentes. "Nosso maior problema é a educação no trânsito. A gente acha que o nosso problema é o maior problema e que nos temos direito de passar por cima de qualquer um", disse.

O irmão do ciclista atropelado, Daniel Simões, também estava no protesto. "Isso mostra que os 32 anos de pedal do meu irmão não foi em vão". Ele destacou o quanto o irmão era apaixonado e responsável como ciclista.

Daniel ainda pediu que o responsável pelo acidente seja punido com rigor. "Não foi um acidente de trânsito, isso foi um assassinato de trânsito. E eu peço que seja punido exemplarmente, para que toda a sociedade veja que atrás de um ciclista tem um pai de família, um amigo, um irmão e que não deixe que o que aconteceu com ele fique impune", disse.

Motorista identificado
A pessoa que atropelou e matou Danilo já foi identificada pela polícia. Segundo o delegado Alberto Roque Peres, trata-se de um cigano, que havia fugido após o acidente. O advogado dele prometeu apresentá-lo para depoimento nesta quarta-feira (2).

Segundo informações iniciais, o cigano estava embriagado e fazendo manobras perigosas, antes de atropelar a vítima. Caso fique comprovado, pode-se caracterizar o homicídio por dolo eventual.

Fonte: G1-ES