TEMAS GERAIS
Após reunião, obras do Aeroporto de Vitória (ES) são confirmadas
Edital foi homologado nesta terça-feira (13). Paulo Hartung conversou com ministro da Aviação, em Brasília.
Em 14/01/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Após uma nova licitação realizada pela Infraero no final de 2015, as obras físicas do Aeroporto de Vitória serão retomadas, com expectativa para as próximas semanas. Homologado nesta terça-feira (13), o edital que declarou a empreiteira curitibana Jota Ele Construções vencedora será publicado nesta quarta-feira (14) no Diário Oficial da União. Em entrevista ao Bom Dia ES desta quarta, o novo secretário de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, falou que a conversa entre o governador Paulo Hartung e o ministro da Aviação Eliseu Padilha aconteceu nesta terça.
“Foi dado um passo importante com a garantia do ministro sobre o início dessas obras, a garantia de que haverá recursos para execução dentro da normalidade. Parte da nossa infraestrutura e logística está ligada ao governo federal, por isso nós temos a necessidade de fazer um trabalho bastante intenso junto ao governo para a efetivação dessa obra”, falou Azevedo.
Os próximos passos são a assinatura do contrato e a ordem de serviço para a construtora se instalar nos canteiros hoje abandonados. Não há data definida, mas a expectativa das partes é de dar a largada na obra nas próximas semanas.
Porto Central
Com expectativa de ainda em 2015 serem emitidas as autorizações necessárias para a construção do Porto Central, como a Licença de Instalação (LI) e a outorga, os empreendedores estimam que no início de 2016 sejam iniciadas as obras do empreendimento.
Na manhã desta terça-feira (13), representantes do Porto Central, o secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, e a subsecretária de Comércio Exterior e Relações Internacionais, Mayhara Chaves, se reuniram em Brasília com diretores e técnicos da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para apresentar os projetos portuários do Espírito Santo.
“Fomos levar nossa manifestação de apoio e o pedido para que a Aantaq analise todos os projetos de portos do estado de forma prioritária. E foi feito também pelos técnicos do Porto Central uma apresentação do porto e o pedido para que sejam agilizados os processos relativos à outorga”, destacou o secretário de Desenvolvimento do estado.
O diretor do Porto Central, que será construído em Presidente Kennedy, José Salomão Fadlalah afirmou que a reunião foi oportuna, uma vez que, pelo fato de o porto ter características muito peculiares – tanto por sua dimensão como movimentação de cargas diversas –, os procedimentos e os documentos necessários são bem específicos e o alinhamento com o órgão do governo federal é fundamental para tocar o projeto.
Fonte: G1-Espírito Santo