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Aposentados devem manter informações atualizadas no IPAJM.
A comunicação de alteração de dados, o interessado precisa comparecer pessoalmente à Central.
Em 08/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O servidor ativo, inativo e pensionista, vinculado ao Regime Próprio de Previdência do Estado (Es-Previdência) deve manter atualizados todos os seus dados pessoais, entre eles, estado civil, endereço, conta bancária, no Instituto de Previdência do Estado (IPAJM). É o que consta na Portaria nº90-R, publicada no Diário Oficial em 2013. Por isso, para garantir o direito ao benefício previdenciário, a autarquia alerta para que os segurados não deixem de proceder com a devida atualização cadastral.
“Qualquer alteração nos dados pessoais dos aposentados e pensionistas, como alteração de estado civil e de endereço, devem ser comunicadas imediatamente ao Instituto. Esse procedimento é necessário, pois, no caso de alteração de endereço residencial, os segurados que não avisam sobre a mudança acabam não recebendo contracheque, entre outros documentos e comunicados importantes que são enviados pela autarquia”, explicou a diretora técnica do IPAJM, Márcia Fiorotti.
Para realizar a comunicação de alteração de dados, o interessado precisa comparecer pessoalmente à Central de Atendimento do IPAJM, localizada na própria sede do Instituto, ou deverá ser representado por procuradores constituídos por instrumento público.
Os incapazes, quando representados ou assistidos por seus pais, tutores ou curadores, deverão na ocasião do requerimento apresentar cópia do respectivo documento público de representação, assistência, tutela ou curatela.
Já os segurados que moram em outro município (exceto os da Grande Vitória), Estado ou país, podem requerer as mudanças cadastrais enviando correspondência, endereçada ao IPAJM, requerimento com assinatura reconhecida em Cartório. Os documentos precisam ser cópias autenticadas. Confira abaixo o formulário padrão de requerimento.
Formulário
Porém, no caso dos servidores ativos, a diretora técnica dá orientações. “Esses servidores devem procurar o setor de Recursos Humanos do seu órgão de origem para efetuar as suas atualizações, uma vez que são servidores que ainda estão em atividade. É extremamente necessário que também mantenham os seus dados em dia, pois no futuro, quando forem requerer a sua aposentadoria, por exemplo, o processo terá mais agilidade se a documentação estiver atualizada”, disse.
Requerimento na Central
De forma geral, quem se dirigir à Central de Atendimento da autarquia para atualizar informações pessoais deve estar munido de cópias simples de um documento de identificação com foto, do CPF e do contracheque.
“No caso de mudança de endereço, o segurado também deverá apresentar cópia simples de um comprovante de residência recente. Já para alterar estado civil, é necessário certidão de casamento ou divórcio”, disse a chefe da Central de Atendimento, Rosa Santos.
Na ocasião do requerimento, a pessoa deverá apresentar as cópias, juntamente com a documentação original, para conferência dos atendentes.
Em caso de dúvidas quanto à documentação, basta entrar em contato com o teleatendimento do IPAJM pelo 0800-2836640. A ligação é gratuita.
O IPAJM está localizado no bairro Santa Lúcia, em Vitória/ES, na Avenida Cezar Hilal, nº 1345.
Fonte: IPAJM