CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Apple reage à queda de 20 % nas vendas do aparelho iPad.

Mesmo com a queda nas vendas, o iPad continua líder no mercado de tablets.

Em 06/05/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O iPad completou meia década em 2015 e junto à data comemorativa veio a notícia de que as vendas do aparelho devem diminuir em 20% neste ano, em comparação com o ano passado, segundo previsões do site Digitimes.

Apesar da venda surpreendente de 12,6 milhões de iPads no primeiro trimestre deste ano, o site estima que o volume de vendas do gadget diminuiu em 23% em relação ao mesmo período de 2014.

Mesmo com a queda nas vendas, o iPad continua líder no mercado de tablets. No entanto, a dúvida que fica é por que as pessoas estão comprando menos o produto da Apple.

A primeira possível razão é que o iPad possui uma vida útil maior do que a do iPhone. Muitos que compraram a segunda ou a terceira versão do tablet da Apple não sentem a necessidade de trocá-lo, já que sua bateria e usabilidade continuam quase as mesmas.

O segundo ponto a ser considerado é o fato de que o iPad não é para todos. Com o aumento do tamanho das telas dos smartphones e a redução do peso e da dimensão de notebooks como o MacBook Air, muitos não veem a necessidade de comprar um tablet.

Tim Cook, o CEO da Apple, disse em uma conferência de resultados da empresa que a queda nas vendas não o preocupa. “Em algum momento isso (a diminuição das vendas) irá estabilizar. Eu não sei dizer quando, mas eu estou confiante que irá”, declarou Cook.

No entanto, parece que a companhia está sim tomando precauções. Em uma aparente tentativa de aumentar o número de usuários do tablet, a Apple deve lançar hoje a campanha “Everything Changes With iPad” ou "Tudo Muda com o iPad" (em tradução livre) em seu site oficial.

O vídeo da campanha apresenta aplicativos que auxiliam no cotidiano das pessoas. Dos cerca de 800 apps que podem ser baixados para o iPad, o vídeo foca nos educacionais, como o brasileiro PlayKids, e os de culinária, entretenimento e produtividade.

Além do marketing, existem rumores antigos de que a Apple está trabalhando em um novo modelo do iPad para aumentar o número de vendas. Nós já falamos aqui em EXAME.com que a empresa está supostamente produzindo um iPad Pro de 12,9 polegadas.

Porém, é difícil de acreditar que a Apple irá fabricar um iPad desse tamanho, pois lançou recentemente o MacBook Air de 12 polegadas. Agora é esperar para ver. 

Por Difitimes/Exame