CIDADE
Apps vão ter que barrar táxis de fora de Vitória/ES.
Veto do prefeito da capital a projeto de lei foi derrubado pelos vereadores.
Em 18/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Os vereadores de Vitória derrubaram na tarde desta quinta-feira (17), por unanimidade, o veto do prefeito de Vitória, Luciano Rezende, ao projeto de lei que obriga às empresas de aplicativos de táxi a implantar a cerca eletrônica na capital. A ferramenta permitiria que apenas os veículos de Vitória fossem acionados pelos aplicativos.
Segundo a legislação municipal, os táxis de outros municípios não podem fazer ponto na capital e, segundo os profissionais, veículos de toda a Grande Vitória recorrem a aplicativos como o Easy Taxi e o 99Taxi na disputa pelos clientes de Vitória.Por causa dessa disputa, agressões físicas e até ameaças de morte vem sendo registradas. O projeto de lei 49/2015, de autoria do vereador Max da Mata, determina multa de R$ 1 mil por chamada às empresas que desrespeitarem a nova lei.
No entanto, as opiniões continuam divididas mesmo entre os taxistas. Para o presidente do Sindicato Profissional dos Motoristas de Táxi do Estado (Sinditavi-ES), João Vailati Fidencio, a lei não vai funcionar. “A cerca eletrônica precisa priorizar o táxi do município, mas para não prejudicar a população, deve permitir outros táxis como segunda opção”, defendeu.
Em nome da Prefeitura de Vitória, o líder do governo no parlamento, o vereador Rogerinho Pinheiro, explicou que o prefeito vetou a matéria por classificá-la como inconstitucional, mas que tem interesse em defender os taxistas de Vitória.
“A câmara derrubou o veto porque é importante que a questão seja discutida depois das agressões registradas e a invasão de táxis de outros municípios”, alegou.
Entenda o caso
Cerca Eletrônica
Taxistas reivindicam que aplicativos como o Easy Taxi e o 99Taxis barrem, em Vitória, os chamados para táxis de outras cidades.
Funcionamento
Se funcionar, os aplicativos só deverão acusar e exibir os taxistas credenciados no município onde o cliente está no momento da solicitação.
Concorrência desleal
Os taxistas da capital dizem que gastam até R$ 400 por mês com internet para manter acesso às ferramentas e permanecer na disputa pelos clientes.
Tecnologia
A partir de junho, os taxistas de Vitória serão obrigados a usar smartphone ou tablet para acionamento de corridas por aplicativos.
Aplicativos
O Easy Taxi já anunciou a implantação da cerca em todo o país nos próximos meses. O 99Taxis já utiliza a barreira em algumas cidades e trabalha para estendê-la.
Fonte: G1-ES