EDUCAÇÃO
Apresentações movimentam IV Festival do Teatro Escolar
Prefeitura de Viana, auxilia para que escolas desenvolvam os dotes artísticos dos estudantes
Em 28/09/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Os pequenos artistas levaram a plateia ao delírio com um show de fofura e temas relevantes à comunidade.
Abram-se as cortinas para mais um dia de apresentações das estrelas mirins vianenses. Nesta terça-feira (27) as escolas municipais, CMEI Izabel Merscher Helmer, CMEI Bom Pastor, CMEI Lydia Eliete de Souza e EMEF Washington Martins, apresentaram peças magníficas.
A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Educação (SEMED), auxilia para que as escolas do município desenvolvam os dotes artísticos dos estudantes. A iniciativa ficou clara com as apresentações majestosas realizadas pelos alunos.
Os temas dos teatros foram diversificados e com muita importância social. As crianças ensinaram o valor que a chuva e o sol proporcionam para vegetação e a natureza. Além disso, a EMEF Washington contou como as emoções agem de formas diferentes, amor, raiva, tristeza, confusão, etc.
O jovem Ricson Soares Flores, de 11 anos, comentou sobre a felicidade de participar do Festival e de ter compartilhado bons momentos com seus colegas de turma.
“Gostei muito de apresentar e ter sido um dos protagonistas na nossa peça. Me diverti bastante nos ensaios com minha turma e estou feliz que todos vieram assistir” comentou o aluno.
E os shows continuaram na parte da tarde. Os espetáculos ficaram por conta do CMEI Izabel Merscher e EMEF Padre Antunes Siqueira. Os pequenos artistas levaram a plateia ao delírio com um show de fofura e temas relevantes à comunidade.
Em um espetáculo de três atos, os alunos do CMEI Izabel Merscher retratou a peça “O Jardim de Cecí”, demonstrando o poder de ajudar ao próximo. Além do teatro, o CMEI apresentou uma performance da música “Vamos cuidar do mundo”, ensinando a todos os presentes no teatro a importância de cada um na preservação do meio ambiente.
A apresentação do EMEF Padre Antunes Siqueira viu no palco um espaço de inclusão, fazendo alusão ao Setembro Verde, mês de conscientização sobre a importância de inclusão da pessoa com deficiência. O aluno Luan Nicolas, 4, é surdo e fez a interpretação da peça “O Rato” em libras.
O EMEF trouxe, também na Língua Brasileira de Sinais, uma apresentação da música “A diferença é o que nos une”. Luan e os colegas foram ovacionados com palmas e pedidos de bis, com direito a todas as crianças presentes no local aprendendo a canção em Libras. No final, as crianças parabenizaram Luan e os outros artistas do Padre Antunes balançando as mãos, sinal que simboliza aplausos na língua de sinais.
“Nós queremos fazer com que as crianças sintam a importância da inclusão. De ver o colega, por mais que haja diferença, na mesma condição que eles. E o teatro, atrelado a música, para eles se torna algo mais visual. Eles percebem que o colega tem a mesma capacidade deles. Essa é a importância da língua de sinais na apresentação, potencializar o único aluno surdo que temos, mostrando para toda a escola que não há diferença, principalmente, na comunicação”. Destaca o professor de deficiência auditiva Warlen Carlos. (Secom/PMViana)
Leia também:
> Escola de Vila Velha premia alunos no Concurso de Desenho
> PMVV: 14 escolas participam da premiação do programa TJC
> Serra: Últimas vagas para curso de culinária dentro de carreta
> Pais podem negociar reajuste nas mensalidades com escolas
> Polo UAB de Nova Venécia recebe 150 mil em investimentos
> Linhares vai abrir as inscrições para Concurso de Remoção
> 5º Vem Cantando Cariacica: inscrições terminam no dia 30
> Fies: prazo de convocação de lista de espera termina hoje
> Viana mantém a maior nota do Ideb da Grande Vitória
> PMVV conquista melhor nota no Ideb da Região Metropolitana
TAGS: ESCOLA | ESTUDANTES | VIANA | FESTIVAL DE TEATRO | APRESENTAÇÕES