CIDADE
Após chuvas, limpeza retira 220 toneladas de resíduos em Vitória
Equipes da Prefeitura trabalham desde cedo nas ruas da capital.
Em 19/05/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Equipes da Central de Serviços de Vitória garantem desde o início da manhã deste domingo (19) a limpeza dos pontos mais atingidos pelas fortes chuvas. Ao todo, de ontem para hoje, devem ser recolhidos 220 toneladas de resíduos.
Por causa das chuvas intensas ainda há muito barro e terra deslocada pelas vias da capital. As equipes de limpeza urbana trabalham pelas ruas de Jucutuquara, Morro do Romão, São Pedro (avenida Serafim Derenzi) e Ilha de Santa Maria, garantindo a raspagem de meio-fio e das ruas, juntamente com a limpeza de bueiros e operação de tapa-buraco.
A operação conta com o auxílio de quatro caminhões-pipa, quatro basculantes e duas pás-carregadeiras.
Máquinas também realizam serviços de limpeza nos bairros. Foto: PMV Divulgação
“Nossas equipes de limpeza estão desde ontem nas ruas, assim que a chuva parou, garantindo toda a limpeza e bom funcionamento da cidade. Hoje começamos cedinho e estamos a todo vapor focando na retirada de resíduos desses espaços para que o cidadão possa voltar as suas atividades e também para evitar o acúmulo de materiais nos bueiros”, explicou o secretário da Central de Serviços, Nathan Medeiros.
Redes de drenagem
Para garantir o escoamento das águas das chuvas e evitar alagamentos nas vias, a Prefeitura de Vitória, por meio da Central de Serviços, realiza, diariamente, inclusive aos finais de semanas e feriados, serviços preventivos e corretivos de desobstrução mecânica e manual nas redes de drenagem do município, além da limpeza dos bueiros.
De 2017 até hoje, já foram investidos mais de R$ 10 milhões em serviços de limpeza das redes de drenagem, incluindo as galerias pluviais e remoção de toneladas de lixo e materiais que não deveriam ser jogados ali.
Trabalho de limpeza começou logo cedo em Vitória. Foto: PMV Divulgação
No entanto, as equipes sempre encontram diversos resíduos descartados irregularmente por parte dos moradores, como garrafas pet, materiais de construção, sacolas plásticas e folhas.
O resíduo que consegue passar pelas grades dos bueiros acabam formando uma espécie de "rolha" dentro das tubulações de águas pluviais, trazendo o risco de entupimento e alagamento para aquele local. A capital conta com 25 mil bueiros e o trabalho segue uma programação semanal.
A varrição das vias e o trabalho de manutenção e desobstrução das redes de drenagem não impedem que, durante fortes pancadas de chuvas, pontos de alagamento apareçam. Para resolver o problema, as equipes ficam de prontidão.
MAIS NOTÍCIAS
Equipes da Defesa Civil continuam monitorando a cidade
O domingo amanheceu com sol, mas as equipes da Defesa Civil continuam de plantão, realizando o monitoramento da cidade. Nesta segunda-feira (20) as equipes também farão uma série de visitas nos principais pontos afetados pelas fortes chuvas.
COMPRE PELO SITE
Até o momento não houve alteração nos números: são sete pessoas desalojadas e três imóveis interditados. Nas últimas 24 horas, foram registrados 276 milímetros de chuvas, cinco vezes mais do que o previsto, que era de 50m. Para todo o mês de maio o volume de chuva esperado era de 78 mm. O volume de água ainda causou o desabamento de seis muros, 12 deslizamentos de encostas e uma queda de árvore.
Alerta
Devido aos 276 mm que encharcaram o solo da capital nas últimas 24 horas, a Defesa Civil de Vitória decidiu manter o alerta de deslizamento de solo e rolamento de rochas por, pelo menos, mais quatro dias. Segundo o órgão, será necessário uma semana de sol intenso para secar o solo.
Nesta segunda-feira equipes da Defesa Civil farão visitas nos principais pontos afetados pelas fortes chuvas Foto: Carlos Antoçini-Secom/PMV
“Mesmo com o sol que está hoje vamos precisar manter o alerta por causa da quantidade de água que caiu. Orientamos a população que, caso haja alguma movimentação de solo em seu terreno, inclinação de árvores ou qualquer outro tipo de movimentação estranha, que saia do imóvel, procure um local seguro, salve sua vida e acione a nossa equipe", alertou o coordenador da Defesa Civil de Vitória, Jonathan Jantorno.
A população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone de plantão 24 horas: 98818-4432. Os chamados também podem ser feitos pelo Fala Vitória 156.
Previsão do Tempo
Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), neste domingo (19) o sol aparecerá em alguns momentos entre nuvens, onde a temperatura mínima será de 21° e máxima, 26°. Ainda há previsão de chuva ocasional ao longo do dia em todas as regiões.
Já a segunda-feira será de variação de nuvens ao longo do dia. Não há expectativa de chuva e a temperatura aumenta em todas as regiões capixabas. Temperatura mínima de 22° e máxima 29°. Não há expectativa de chuva e a temperatura aumenta em todas as regiões capixabas.
Ônibus
Neste domingo os ônibus municipais estão circulando normalmente em Vitória. Os usuários do transporte coletivo podem consultar os itinerários dos ônibus pelo site http://sistemas.vitoria.es.gov.br/pontovitoria/ ou do celular, pelo aplicativo Vitória Online - disponível gratuitamente para Android e iOS. Com informações da SEGES/SUB-COM - PMV.