NEGÓCIOS
Após ficar desempregado, morador cria oficina mecânica itinerante.
Mecânico de Tatuí (SP) abriu a Oficina Móvel com dinheiro da rescisão.
Em 04/03/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A criatividade foi o que garantiu que o morador de Tatuí (SP) Matheus Roberto Silveira, de 28 anos, se recolocasse no mercado de trabalho. Após perder o emprego em uma oficina mecânica, ele decidiu abrir seu próprio negócio e abrir a ‘Oficina Móvel’, que é uma oficina itinerante que realiza a troca de vidros de carros, caminhões, máquinas, consertos elétricos e manuais em diversos bairros da cidade.
“Eu sempre tive um sonho de montar meu próprio negócio. Era meu sonho ser empreendedor. Então, quando fui demitido da empresa que trabalhei três anos, vi uma oportunidade de investir neste ramo que eu já tinha bastante experiência”, conta.
Matheus afirma que tudo começou quando pegou o dinheiro da rescisão e decidiu, então, investir em algo na área que já possuía conhecimento.
“Com esse dinheiro eu consegui comprar as ferramentas e dar entrada em um veículo para transformá-lo em uma oficina móvel. No decorrer do ano passado já consegui pagar todo o financiamento”, afirma.
Agora no mês de março fará um ano que ele abriu a empresa. Segundo Matheus, os resultados são positivos. “No começo eu usei as redes sociais e distribuía cartões de visita em funilarias e mecânicas para ajudar na divulgação. Hoje estou ganhando mais do que quando trabalhava registrado. Estou muito feliz por ter realizado o sonho de ser empreendedor”, afirma.
Dados
Uma pesquisa realizada entre 2014 e 2015 apontou que o índice de empresas abertas por necessidade cresceu no país de 29% para 43,5%. O consultor do Sebrae Maurício Hiromi Matsumoto explica que o desemprego contribuiu para o aumento desse índice. Ele orienta que abrir um negócio é bom, mas tem que tomar alguns cuidados.
“É muito importante antes de abrir uma empresa fazer uma pesquisa de mercado e ter um plano de negócios. Esse plano é na verdade um planejamento prévio de todas as fases do empreendimento”, conta Maurício.
Ele explica ainda que mesmo depois de abrir um negócio é importante sempre estar atento ao mercado para se manter competitivo. “A partir do momento que você resolve empreender, tem que constantemente estar atualizando o negócio. Isso é um ciclo que não se encerra. Tudo para continuar vivo no mercado de trabalho”, finaliza.