CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Após Trump, Apple planeja aumentar produção nos EUA, mas deixa iPhone de fora.
Apple pediu autorização para produzir servidor de dados no Arizona.
Em 10/01/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Apple planeja aumentar a fabricação nos Estados Unidos, um dos pleitos do presidente norte-americano eleito, Donald Trump. Mas, segundo documentos enviados ao governo do país nesta segunda-feira (9), iPhones e iPads não farão parte da ampliação da produção; o objetivo da empresa é montar servidores de dados.
Os planos da Apple foram mostrados em um documento enviado pelo escritório de Desenvolvimento Econômico de Mesa, no Arizona, ao governo dos EUA. A cidade abriga uma zona especial, que confere taxas menores de exportação e importação a empresas que se instalarem lá. Uma delas é a Apple, que já produz na região componentes para seus computadores.
O pedido da Apple, submetido à cidade do Arizona em 27 de dezembro, consiste na ampliação do benefício alfandegários para outras matérias-primas, destinadas à montagem de data centers. A lista possui quase 80 itens, entre os quais transistores, semicondutores e conectores elétricos.
O governo dos EUA, empresas e outros interessados podem fazer comentários à proposta até 21 de fevereiro.
A produção de produtos da Apple virou assunto de campanha de Trump. O então candidato prometia aumentar empregos. Ele dizia que os EUA deixariam de perder indústrias e empregos para China e México. Até ameaçava penalizar empresas que quisessem deixar o país: uma de suas principais ameaças era aumentar impostos para quem o fizer ou para quem não empregasse preferencialmente americanos. Chegou a afirmar querer “obrigar” a Apple a fabricar seus produtos nos Estados Unidos.
Em uma entrevista ao jornal “New York Times”, ele chegou a dizer que pediu a Tim Cook, presidente-executivo da Apple, que seria uma “grande conquista” se a empresa fizesse seus produtos nos Estados Unidos.
“Eu disse, ‘Tim, você sabe que uma das coisas que seria uma grande conquista para mim é quando eu conseguisse que a Apple construísse uma grande planta nos Estados Unidos, ou muitas grandes plantas nos Estados Unidos, onde, em vez de ir para a China, Vietnã ou para os lugares aonde vocês vão, vocês estariam fazendo os seus produtos aqui”, comentou Trump.
A Apple produz seus iPhones e iPads em fábricas da Foxconn, que possui plantas na China e no Brasil. Diferentemente do que a fala de Trump dá a entender, a empresa também fabrica em solo norte-americano: a maioria dos Macs Pro e parte dos iMacs.
Fonte: g1