CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Aquisições no setor de games movimentam US$ 118 bilhões
Em uma década os maiores negócios de M&A movimentaram cerca de US$ 118,5 bilhões.
Em 01/03/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Em busca de diversificação e consolidação de negócios, gigantes como Microsoft, Byte Dance e Tencent pagaram grandes valores.
Jogos são uma indústria bilionária, em plena ascensão nos últimos anos. Segundo um estudo feito pela consultoria Bain & Company, o setor irá atingir uma receita global de US$ 307 bilhões (R$ 1,6 trilhão) em 2027. A taxa de crescimento anual composta (CAGR) é de 9% ano a ano.
Em seu relatório, a consultoria afirma que uma das estratégias de crescimento para os próximos anos será a atividade de M&A (fusões e aquisições), principalmente por empresas de tecnologia. No ano passado, negócios de M&A movimentaram US$ 95 bilhões (R$ 496,45 bilhões) no setor, conforme relatório da consultoria.
As três principais negociações foram da Microsoft pela Activision, por US$ 68,7 bilhões (R$ 359 bilhões), da Take-Two pela Zynga, por US$ 12,7 bilhões (R$ 66,4 bilhões), e da Sony pela Bungie, por US$ 3,6 bilhões (R$ 18,8 bilhões).
Em quase uma década, entre 2014 e 2023, os maiores negócios de M&A do setor movimentaram cerca de US$ 118,5 bilhões (R$ 619,2 bilhões).
“Historicamente, houve muitas aquisições de empresas de games por concorrentes. Agora estamos vendo gigantes de tecnologia e mídia entrando na disputa, o que pode tornar o M&A mais difícil para estúdios de médio porte”, diz o relatório.
A consultoria aponta dois desafios da atualidade que levaram a esse movimento de fusões e aquisições. O primeiro deles é o interesse das líderes de tecnologia na receita das franquias de jogos e no engajamento do público.
“À medida que os jogos ficam maiores, mais caros e duram mais tempo… o alcance global e a demografia atraente do público gamer os tornam especialmente atraentes”, diz o relatório. “Mas a maioria das empresas de games precisa ganhar experiência no gerenciamento estratégico de uma franquia em gênero, tecnologia e regiões.”
O que leva a segunda dificuldade: aumentar o alcance dos jogadores e crescer organicamente. “Estabelecer um processo de M&A consistente, com um conjunto claro de critérios para triagem e integração será um desafio para a maioria, mas essencial para a sobrevivência a longo prazo.”
Veja as dez aquisições mais caras da indústria de games
1. Activision Blizzard
Adquirido por: Microsoft
Valor: US$ 68,7 bilhões
Ano: 2023 (pendente de aprovação)
Em janeiro de 2022, a Microsoft anunciou sua intenção de adquirir a Activision Blizzard por US$ 68,7 bilhões, em um acordo histórico que traria as franquias Call of Duty, Candy Crush, Diablo, Overwatch e World of Warcraft para o ecossistema do Xbox. Entretanto, a negociação chamou a atenção de órgãos reguladores globais por dar à Microsoft vantagens no mercado de console (Xbox frente ao Playstation) e no controle de jogos com grande público. Espera-se que o acordo seja fechado até junho de 2023
2. Zynga
Adquirido por: Take-Two Interactive
Valor: US$ 12,7 bilhões
Ano: 2022
A Take-Two Interactive já ocupava uma posição relevante na indústria de videogames por administrar estúdios grandes como a Rockstar Games, de GTA e Red Dead Redemption. Ao adquirir a Zynga, a empresa estava de olho em uma fatia diferente do mercado: a de jogos de celular. O negócio de US$ 12,7 bilhões rendeu à Take-Two uma grande fatia do mercado de games mobile, com jogos como FarmVille e Words With Friends sob sua administração.
3. Supercell
Adquirido por: Tencent
Valor: US$ 8,6 bilhões
Ano: 2016
A gigante de tecnologia Tencent comprou uma participação majoritária na Supercell ao adquirir 51,2% das ações do consórcio Halti S.A, que possui 81,4% de participação na Supercell. A empresa chinesa já é conhecida na indústria de games por ter parcelas em outras grandes empresas da área. Com a Supercell, a Tencent conseguiu o controle de jogos do estilo battle royale, como Clash of Clans, Clash Royale e Brawl Stars. Entretanto, ela já controlava outros dois games do mesmo estilo: Fortnite e Playerunknown’s Battlegrounds. Isso porque a empresa possui 40% das ações da Epic Games e 11,5% da Bluehole, responsável por PUBG.
4. ZeniMax Media
Adquirido por: Microsoft
Valor: US$ 8,1 bilhões
Ano: 2020
Antes da Microsoft tentar abocanhar o mercado com a aquisição da Activision Blizzard, a empresa de tecnologia já tinha feito uma grande aquisição no setor dos diversos estúdios que compõem a Zenimax Media para o Xbox Games Studios. Com estúdios como Arkane, Bethesda e MachineGames desenvolvendo jogos exclusivamente para o ecossistema Xbox, a Microsoft impulsionou sua biblioteca e sua reputação na indústria.
5. King
Adquirido por: Activision Blizzard
Valor: US$ 5,9 bilhões
Ano: 2015
Quando a King lançou Candy Crush Saga em 2012, tornou-se um fenômeno global. Atualmente, o jogo é considerado um dos mais bem-sucedidos financeiramente de todos os tempos. Naquele momento, a King tinha oito estúdios espalhados pelo mundo e cerca de 310 milhões de jogadores. Com a aquisição, a Activision Blizzard aumentou muito sua presença no universo de games para o celular, fator que, no futuro, foi determinante para a Microsoft buscar a aquisição da empresa.
6. Moonton
Adquirido por: Byte Dance
Valor: US$ 4 bilhões
Ano: 2021
Os proprietários do TikTok, Byte Dance, compraram o estúdio de jogos Moonton em uma tentativa de expandir e diversificar os negócios. Isso colocou a empresa em concorrência direta com a Tencent, controladora da Epic Games. O Moonton é responsável pelo jogo de celular “Mobile Legends”, que, na época da transação, tinha mais de 75 milhões de jogadores ativos no mundo todo.
7.Bungie
Adquirido por: Sony
Valor: US$ 3,6 bilhões
Ano: 2022
A aquisição da Bungie, desenvolvedora dos jogos Destiny e Halo, pela Sony pode significar muito mais do que a compra de alguns jogos. Segundo a empresa, seu foco está no formato live service e o objetivo é lançar dez novos títulos nesse segmento. Além disso, com a Sony Productions, ramo cinematográfico da empresa, já desenvolvendo filmes e séries relacionados a jogos, também há especulações em relação à fusão da Sony com a Bungie significar que o futuro desses jogos poderá ser compartilhado com mídias mais amplas.
8. Mojang
Adquirido por: Microsoft
Valor: US$ 2,5 bilhões
Ano: 2014
A desenvolvedora de Minecraft Mojang Studios foi comprada pela Microsoft em 2014, na época uma das maiores aquisições da empresa. Desde que a Microsoft assumiu a propriedade do estúdio, o Minecraft continua a ser um jogo no topo das paradas, registrando mais de 140 milhões de jogadores ativos apenas em 2021. Além disso, a franquia continua a crescer, com a Mojang colaborando com estúdios externos para o próximo Xbox e desenvolvendo games da série X como Minecraft Legends.
9. Glu Mobile
Adquirido por: Electronic Arts
Valor: US$ 2,4 bilhões
Ano: 2021
Com a aquisição da Glu Mobile, a EA, distribuidora do The Sims, quis aumentar a sua participação no mercado de jogos para celular. A Glu tinha 500 profissionais desenvolvedores no momento do negócio e a EA afirmou que não tinha planos de demissão para a fusão. Atualmente, há um jogo de RPG do Senhor dos Anéis em desenvolvimento para jogadores de smartphones. A previsão é de lançamento ainda neste ano.
10. Oculus VR
Adquirido por: Facebook
Valor: US$ 2 bilhões
Ano: 2014
Renomeado para Meta Quest, o Oculus VR desenvolve óculos de realidade aumentada para que as pessoas tenham uma experiência de imersão em espaços 3D. A Meta, comprometida com o seu conceito de metaverso, tinha o interesse de adquirir a tecnologia do VR para utilizar no conceito da realidade virtual. O Meta Quest segue desenvolvendo games de realidade aumentada em paralelo aos planos de metaverso da empresa. (Por Monique Lima, Forbes Money)
Leia também:
> Nokia altera seu emblemático logotipo em mudança de estratégia
> Jovens de até 24 anos veem 7 vezes menos TV do que idosos
> O que muda com o descobrimento de um novo Núcleo da Terra?
> Metaverso ainda é promessa distante para a Geração Z
> Cientistas preparam terceiro braço controlado pela mente
> Mudança online pede outros meios de proteção às crianças
> Cientistas querem trazer pássaro dodô de volta para a natureza
> Samsung mantem investimento em chips apesar de lucro baixo
> Sony ressuscita walkman em duas versões atualizadas com IA
> Deslumbrantes: Eventos raros da Lua acontecerão em 2023
TAGS: TECNOLOGIA | GAMES | MOVIMENTAÇÃO | INDUSTRIA | CAGR