CIDADE

Aracruz: 184 toneladas de lixo são retiradas da orla da praia

Quantidade de lixo retirado no Carnaval foi superior ao recolhido em todo mês de janeiro.

Em 04/03/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Luã Quintão e Humberto De Marchi-Secom/PMA

Desde dezembro as equipes chegavam às cinco da manhã na orla para trabalharem arduamente e manterem os espaços públicos limpos e organizados.

Do início de dezembro de 2021 até quarta-feira (02), os turistas e os munícipes aracruzenses que frequentaram as praias do litoral encontraram ambientes limpos, seguros e próprios para transitarem e se banharem. Já o cenário para as equipes de limpeza pública coordenadas pela Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans) não mudou neste carnaval, muito lixo espalhado pelas ruas e faixas de areia, o que totalizou 184 toneladas – do dia 25/02 a 02/03.

  

Desde dezembro as equipes chegavam às cinco da manhã na orla para trabalharem arduamente e manterem os espaços públicos limpos e organizados. Dentre os lixos que mais foram deixados pela população nas ruas, faixa de areia e restingas, principalmente na Barra do Sahy, foram garrafas e latas de bebidas, restos de comida, copos plásticos, restos de fantasias, papéis, entre outros, todos destinados de forma irregular, trazendo prejuízos principalmente para o meio ambiente.  


Foto: Luã Quintão e Humberto De Marchi-Secom/PMA

A quantidade de lixo retirado nos cinco dias de coleta no litoral foi superior ao recolhido em todo o mês de janeiro, que foi de 164 toneladas. Para atender a demanda, a Setrans criou um cronograma de limpeza, com varrição e coleta de lixo, que esteve em funcionamento desde o início da operação verão.  

“A Prefeitura está de parabéns por atuar com sua equipe de forma rápida na limpeza das praias. Às seis horas já era possível caminhar pela praia da Barra do Sahy e encontrá-la complemente limpa. Se todos fizessem a sua parte e tivessem a consciência de recolher o lixo que produziu, certamente poderíamos desfrutar dos ambientes por um maior período. Enquanto cidadãos podemos e devemos fazer a nossa parte. As nossas praias são lindas e é o nosso principal cartão postal e, para isso, precisam sempre estar limpas e organizadas para todos”, disse a aracruzense Érica Ribeiro. 

Para o secretário da pasta, Almir Vianna, o cronograma de limpeza e de recolhimento foi eficiente.

“Elaboramos cronogramas e rotas extras, demos a devida publicidade nos canais de comunicação e cumprimos com o que foi proposto para o litoral de Aracruz. É muito importante que a população se conscientize quanto ao descarte de forma errada do lixo, seja na praia ou nas ruas, pois eles são responsáveis pela poluição do meio ambiente e de alagamentos. Instalamos lixeiras em todas as praias, mas a conservação da limpeza depende de cada cidadão. Na orla, o número de lixo já era esperado, haja vista o número de pessoas que frequentaram as praias durante o dia e à noite”, comentou.  (Por Thiago de Barros-Secom/PMA)

Leia também:

Quase R$2 milhões para revitalizar ruas do município da Serra
Vila Velha alcança 93% da cidade com a iluminação de LED
Lorenzo Pazolini mostra ações adotadas contra a crise hídrica
Vitória acelera obras da quadra poliesportiva de Santa Helena
Capital de SP registra déficit de 66% nas chuvas em fevereiro
Pintura mural repleta de cultura e história em Cmei de Vitória
Secretarias de Serviços seguem com trabalhos por Cariacica
Serra: Aposentados têm até maio para pedir isenção do IPTU
Mesmo com restrições, foliões saem às ruas em São Paulo
Campanha incentiva denúncia de violência contra mulher

TAGS: 
ARACRUZ | LIXO | CARNAVAL 2022 | TONELADAS | LIMPEZA