POLICIA

Aracruz encerra mês de janeiro sem registros de homicídios

1º mês de 2026 terminou com um dado positivo, onde não houve registrado de homicídio

Em 06/02/2026 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Aracruz

Esse resultado é reflexo da parceria entre a Prefeitura de Aracruz, por meio da Central Integrada de Segurança e Inteligência (Cisi), e as instituições de segurança, como Polícia Civil e Militar, que atuam com foco na prevenção, proteção nas ruas e inteligência operacional.

O primeiro mês de 2026 terminou com um dado positivo para Aracruz e, durante janeiro, não foi registrado nenhum homicídio na cidade. Mesmo com praias cheias, maior circulação de pessoas e aumento no fluxo de visitantes típico do verão, dados da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Aracruz indicam um cenário de baixa violência no município.

Esse resultado é reflexo da parceria entre a Prefeitura de Aracruz, por meio da Central Integrada de Segurança e Inteligência (Cisi), e as instituições de segurança, como Polícia Civil e Militar, que atuam com foco na prevenção, proteção nas ruas e inteligência operacional.

De acordo com o delegado regional da DHPP de Aracruz, André Jaretta, os dados disponíveis desde 2019, ano em que assumiu a unidade, apontam que janeiro de 2026 foi o primeiro mês de janeiro sem nenhum registro de homicídio no município. Para efeito de comparação, em janeiro de 2025, Aracruz contabilizou três homicídios.

Em Aracruz, há muitos anos, as instituições vêm trabalhando de forma integrada e eficiente. Essa parceria faz toda a diferença nos resultados e na efetividade das ações. A nossa expectativa é que essa união de esforços não apenas continue, mas se fortaleça cada vez mais, acompanhando o crescimento e o desenvolvimento econômico do município”, disse Jaretta.

De acordo com o secretário de Transformação Digital (STD), Higor Bandeira, os números positivos evidenciam a importância da parceria entre a Prefeitura de Aracruz e as instituições de segurança.

O trabalho conjunto, aliado ao uso da tecnologia e ao compartilhamento de informações, tem sido fundamental para fortalecer a segurança e garantir mais tranquilidade à população. Com isso, Aracruz segue avançando e oferecendo um ambiente cada vez mais seguro para todos”, pontuou.

Investimento em segurança

A Prefeitura de Aracruz tem intensificado os investimentos em segurança pública, e um dos principais avanços foi a implantação da Cisi, um equipamento tecnológico de ponta que conta com centenas de câmeras distribuídas pela cidade, além de sistemas de reconhecimento de placas e facial.

A ferramenta é essencial no apoio às forças de segurança, contribuindo para a identificação de veículos roubados, prisões de suspeitos e resolução de diversos casos. Esses resultados refletem a importância da tecnologia aliada ao trabalho integrado entre o poder público e as instituições de segurança para oferecer mais proteção e tranquilidade à população de Aracruz.

Quando a gestão pública atua com planejamento, responsabilidade e união de esforços, os resultados deixam de ser números e passam a ser sentidos no dia a dia das pessoas. Cada ação, cada investimento e cada parceria têm um propósito maior: cuidar de gente. Seguimos firmes no fortalecimento de políticas públicas eficientes, que acompanham o crescimento de Aracruz e garantem mais segurança, dignidade e qualidade de vida para todas as famílias”, destacou Jeesala Coutinho, secretária de Gestão Estratégica.

Para o prefeito Dr. Coutinho, a segurança da população é uma prioridade permanente.

O fato de janeiro ter sido encerrado sem registros de homicídios reforça que estamos no caminho certo, com trabalho integrado e diálogo constante entre as instituições. Seguiremos firmes na missão de promover um ambiente cada vez mais seguro e acolhedor para todos”, afirmou. (Por Thais Tonini Patuzzo-Secom/PMA)

Leia também:

Departamento de Operações de Trânsito ganha novos agentes
Guarda de Vitória reforça esquema de segurança para folia
Fiscalização recupera R$ 38,7 mil aos cofres públicos
ES alcança marco na redução da violência contra a mulher
Guarda Municipal realiza ações para coibir motos barulhentas

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET