EDUCAÇÃO

Aracruz institui o “Dia da Paz e da Gentileza" nas escolas

Prefeitura institui o “Dia da Paz e da Gentileza" nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

Em 28/11/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Renato Lana/Secom/PMA

Também poderão desenvolver atos de gentileza entre turmas, realização de palestras, campanhas educativas e atividades pedagógicas que exercitem a cultura de paz e o respeito.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

O prefeito Dr. Coutinho decretou nesta segunda-feira, (25) de novembro, data em que se completou dois anos do massacre em Coqueiral, o Dia da Paz e da Gentileza nas escolas da Rede Municipal de Ensino. O objetivo do decreto é promover valores, atitudes e práticas que contribuam para a construção de uma sociedade pacífica e justa.

>> Cachoeiro abre solicitação para matrículas na rede municipal

Desta forma, as escolas nesta data deverão realizar atividades que promovam a reflexão e o cuidado com a vida de forma a oportunizar que os estudantes e demais integrantes da comunidade escolar desenvolvam habilidades para resolver conflitos de maneira não violenta, cultivando o diálogo, a tolerância e o respeito pelas diferenças.

Com esse decreto, a cada ano, as atividades deste dia deverão estar voltadas para atenção ao cuidado com as pessoas, com as escolas promovendo, por exemplo, o minuto de silêncio em homenagem às vítimas de violência, um momento do abraço, leitura e/ou distribuição de mensagens, reflexão sobre a valorização dos professores/colegas por meio do cuidado e de garantia da boa convivência, além de murais informativos e reflexivos.

Também poderão desenvolver atos de gentileza entre turmas, realização de palestras, campanhas educativas e atividades pedagógicas que exercitem a cultura de paz e o respeito. E nesta segunda-feira (25), várias escolas da rede já se mobilizaram e promoveram diversas ações.

No Cmei Sete Anões, em Vila Nova, a equipe gestora confeccionou diversos panfletos informativos que foram encaminhados à comunidade escolar alertando sobre a necessidade de se fomentar uma profunda reflexão sobre o atentado, transformando o luto em força para a construção de um futuro com mais valorização à vida.

A Emef Álvaro Souza, em Vila do Riacho, participou de um belo momento social junto a alunos dos 4º anos e na Emef Zenília Varzem Ribeiro, em Barra do Riacho, a equipe gestora passou de sala em sala abordando o assunto que está sendo tratado com os alunos de forma lúdica.

“Com os alunos foi proposto a confecção de um cartaz em folha A4 escrito abraço grátis, que foi fixado na blusa em frente ao peito. Nós falamos sobre o afeto com a equipe na entrada do turno, e cada servidor também foi convidado a fazer esse cartaz”, disse o diretor Marcelo  Zopelari.

A diretora do Cmei Chapeuzinho Vermelho Adriana  Alves dos Santos Abud explicou que, considerando o marco do dia 25 de novembro em Aracruz, foi preciso garantir um momento de oportunidade para se refletir sobre a necessidade do respeito às diferenças nas relações interpessoais.

“O dia 25 agora é o dia de abraçar, ser gentil e estar atento ao cuidado com as pessoas com as quais convivemos. Por isso é muito importante que cada escola promova um momento assim, com um minuto de silêncio, leitura ou distribuição de mensagem e reflexão sobre a valorização dos professores/colegas”, completou. (Por Renato Lana de Faria-Secom/PMA)

Leia também:

Cachoeiro abre solicitação para matrículas na rede municipal
Oficina de teatro gratuita com inscrições abertas até sexta (29)
Saiba como será a avaliação prática do Enade Licenciaturas
PMC: solicitação de pré-matrículas começa nesta segunda (25)
Pré-matrícula para educação infantil começa em Linhares
Olimpíada do Tesouro Direto premia 60 mil estudantes
Crianças do CMEI Mônica lançam livros sobre Educação Especial
Alunos de escolas municipais de Linhares são premiados
Escolas de Vila Velha se destacam no Prêmio do Ministério
Dia da Consciência Negra: Educação lança material antirracista

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET