EDUCAÇÃO

Aracruz já tem duas escolas municipais de Tempo Integral

Educação em Tempo Integral já é realidade em 02 unidades de ensino municipais em Aracruz.

Em 14/04/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Secom/PMA

A Educação em Tempo Integral da rede de ensino tem por objetivo ampliar o tempo de permanência dos estudantes para uma jornada de nove (9) horas diárias, incluindo conteúdos da BNCC, e sua Parte Diversificada.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) implantou o Programa Educação em Tempo Integral, em fevereiro de 2022, em atendimento e cumprimento à Meta Nº 06 do Plano Municipal de Educação (PME), que prevê a implantação gradativa de escolas dessa modalidade. Até o final da vigência do PME, em 2025, a Semed pretende atender 50% dos estudantes da Rede Municipal de Ensino em jornada de tempo integral (Lei Nº 3.967/2015).

Atualmente, duas escolas do município estão funcionando no modelo: o Centro Municipal de Educação Básica de Tempo Integral (CMEBTI) “Esther Nascimento dos Santos”, na comunidade de Santa Rosa, que atende diariamente 320 alunos, de 1º ao 9º ano, totalizando 11 turmas; e a Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral (EMEFTI) “Maria Luiza Devens - CAIC”, no bairro Bela Vista, que recebe aproximadamente 346 alunos, de 1º ao 5º ano, totalizando 14 turmas.

A Educação em Tempo Integral da rede de ensino tem por objetivo ampliar o tempo de permanência dos estudantes para uma jornada de nove (9) horas diárias, incluindo conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e sua Parte Diversificada, com atividades lúdicas, de esporte, lazer e culturais, com períodos de intervalos para repouso e refeições, reduzindo a tendência ao risco social, evasão escolar e reprovação. Faz parte da rotina escolar o acolhimento, a roda de conversa, hora do cuidar, o recreio de possibilidades, momento de harmonização, os clubinhos de brincadeiras durante o recreio e avaliação da aula.

Dessa forma, as unidades escolares atuam para formar cidadãos de direito em todas as suas dimensões, tornando os estudantes mais criativos, empreendedores, conscientes e participantes, desenvolvendo-os intelectualmente e fisicamente, incentivando os cuidados com a saúde, a responsabilização pela natureza, a produção de arte, a valorização da história e do patrimônio, o respeito pelos direitos humanos e pela diversidade e a promoção de um país mais justo e solidário, além de propiciar uma convivência pacífica e fraterna dentro dos espaços escolares e do território de localização.


Reunião que acontece mensalmente com a equipe da Secretaria de Educação de Aracruz. Foto: Divulgação/Secom/PMA

De acordo com a coordenadora do Programa, Roberta Bertaso Sepulchro Sant’Ana, durante o ano letivo de 2021, a Semed teve a oportunidade, por meio da assessoria da Associação do Movimento Empresarial de Aracruz e Região (AMEAR), de contar com consultorias para implementação de políticas educacionais.

“Essas reuniões, que continuam acontecendo mensalmente, visam intensificar as ações em prol da melhoria da educação pública. A partir da consulta, definimos então as duas primeiras escolas para implantação do programa. As reuniões cumprem o papel de alinhamento com a equipe gestora e melhoria das ações escolares”, disse. 

Também foi estruturado o plano de formação baseado nas concepções, planejamento e a execução de um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, metodologias e gestão em Educação de Tempo Integral. Como acontece na rede regular, das 25 horas semanais de trabalho do professor, 2h30 são fora do ambiente escolar, destinadas ao cumprimento das atividades de planejamento coletivo. Esse percentual também é aplicado aos professores das escolas de tempo integral.

A secretária de pasta, Jenilza Spinassé, reforçou o compromisso da gestão com um ensino integral de qualidade.

“A Semed trabalha diariamente com o objetivo de, através da educação, transformar a vida dos jovens, prevenir da violência e tornar o futuro melhor e promissor. Esse novo modelo de ensino tem como finalidade integrar as diferentes áreas de conhecimento, tendo o estudante como sujeito central e protagonista no processo educacional, por meio de metodologias, estratégias e práticas pedagógicas, assegurando-lhes as condições necessárias para sua formação integral”, comentou. 

Spinassé acrescentou que, diante da importância do programa, a Semed tem total clareza e convicção de que todos os investimentos são importantes, pois irão se reverter em melhoria da aprendizagem e formação cidadã.

“A oferta de Educação em Tempo Integral nas unidades de ensino municipais se dá por meio de um planejamento estratégico feito a várias mãos”, finalizou. (Por Thiago de Barros/PMA)

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