EDUCAÇÃO
Aracruz realiza formação com professores alfabetizadores
Aracruz realiza formação com professores alfabetizadores do primeiro ao terceiro ano do EF
Em 06/06/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Esse foi o segundo encontro com os professores que atendem do primeiro ao terceiro ano em 2024, e teve como propósito analisar os resultados de fluência e do Sistema de Avaliação Educar pra Valer (Saev)
Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), realizou de segunda-feira (3) a quarta-feira (5), no Auditório do Polo UAB, Centro, uma formação com professores alfabetizadores do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental. A ação foi mediada pelas formadoras do município Alfrediane Klauss e Maria Benedita Sperandio, e contou com a participação de mais de 150 profissionais do corpo docente nos três dias.
>> MEC lança pacto para qualificar educação de jovens e adultos
Esse foi o segundo encontro com os professores que atendem do primeiro ao terceiro ano em 2024, e teve como propósito analisar os resultados de fluência e do Sistema de Avaliação Educar pra Valer (Saev), que são as avaliações usadas como ferramentas para verificar o que o aluno aprendeu de fato durante as aulas sobre cada conteúdo apresentado, com aplicações de provas que atribuem uma nota e classifica o nível de aprendizagem.
“Os professores também puderam aprender práticas pedagógicas por meio de estudos de caso, identificando possíveis causas e intervenções, além de aprofundar ideias sobre a compreensão de leitura como a produção de sentidos”, destacou a formadora Alfrediane Klauss.
Já segundo a formadora Maria Benedita Sperandio, esses profissionais ainda puderam aprofundar suas ideias sobre a compreensão da leitura como produção de sentidos.
“Eles tiveram a oportunidade de dialogar sobre diferentes abordagens de leitura conteudística, cognitivista e discursiva e relacionaram fundamentos da perspectiva discursiva para a leitura com uma proposta sistematizada”, disse.
A formação teve como métodos, nos dois primeiros dias, apresentação da abordagem discursiva em leitura pautada na coleção do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), que é o caderno estruturado do estado para alfabetização, com um estudo de caso com professores do 1 e 2 anos. Já na quarta-feira (5), os professores do terceiro ano tiveram a mesma abordagem discursiva de leitura e mais atividade com práticas pedagógicas em matemática, com a aplicadora convidada, Penha Flores. (Por Renato Lana de Faria-Secom/PMA)
Leia também:
> Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
> MEC lança pacto para qualificar educação de jovens e adultos
> Governo ES lança edital para cursos gratuitos de qualificação
> Perfil da pós-graduação muda no país em 25 anos
> Vila Velha supera índice nacional de crianças alfabetizadas
> Inscrições abertas para bolsas de graduação do Nossa Bolsa
> Estudantes de Linhares aprendem sobre educação ambiental
> Inscrições para o Enem 2024 terminam nesta sexta-feira (7)
> Cozinha Brasil volta ao Parque Moscoso com novas oficinas
> Sedu repassa mais de R$ 13 milhões para Escola da Rede
> Vitória é a 4ª capital com maior taxa de crianças alfabetizadas
TAGS: ARACRUZ | FORMAÇÃO | PROFESSORES | ALFABETIZADORES | SEMED