CIDADE
Aracruz realiza uma ação para recuperação de manguezal
A recuperação do mangue do rio Piraquê-Açu vem sendo estudada por equipes da Semam
Em 30/03/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O manguezal passa pelas comunidades de Santa Rosa, Lajinha, Pirassununga, Boa Vista, atravessa o rio Piraquê-Açu e pega uma faixa do Irajá.
A recuperação do mangue do rio Piraquê-Açu vem sendo estudada por equipes da secretaria de Meio Ambiente de Aracruz (Semam), que visitaram o local na manhã da última segunda-feira (28), junto a alunos de doutorado da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), campus São Mateus, técnicos do Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro), empresa que representa a Suzano, e moradores das comunidades de Baiacu, Boa Vista, Pirassununga e Santa Rosa.
A ação se deu por meio de uma visita do prefeito Dr. Coutinho, junto do secretário da Semam, Aladim Cerqueira, à comunidade de Pirassununga, que solicitou a recuperação do mangue que, em 2016, foi atingido por uma forte chuva de granizo e sofreu a perda de 500 hectares de vegetação. O manguezal passa pelas comunidades de Santa Rosa, Lajinha, Pirassununga, Boa Vista, atravessa o rio Piraquê-Açu e pega uma faixa do Irajá.
Diante da solicitação da comunidade, foi marcado um outro encontro com as equipes técnicas que se reuniram com um grupo de catadores e pescadores para traçar estratégias de recuperação do ecossistema, como o plantio e coleta de propágulos, que são as estruturas reprodutiva da planta que formam o manguezal.
“A recuperação do manguezal é importante para termos um ecossistema sadio e equilibrado. A colaboração dos catadores é muito valiosa para o sucesso do projeto, afinal, eles são os guardiões do manguezal. O manguezal, além de ser um gerador da renda para a comunidade do entorno, é berçário da vida marinha”, destacou Rhayrane Pedroni, subsecretaria da Semam. (Por Thais Tonini-Secom/PMA)
Leia também:
> Pazolini envia projeto de criação de escola em Jardim Camburi
> Mulheres de Novo Horizonte recebem mutirão de serviços
> Linhares inicia as entregas de cestas verdes para as famílias
> Semas realiza o segundo encontro formativo SUAS Serra
> Procon Vitória faz pesquisa de preços de ovos de Páscoa
> João Neiva tem programação especial sobre Mês da Água
> Procon VV fará um atendimento exclusivo de forma remota
> Moradores de Santo André recebem escrituras dos imóveis
> Melhorias para esportes e iluminação em Vila Nova de Colares
> O Programa Revitaliza Praças leva mais lazer para Cariacica
TAGS: ARACRUZ | SEMAM | MANGUE | RECUPERAÇÃO | AÇÃO