CIDADE

Aracruz sedia reunião para debater sobre Assistência Social

A SEMDS participou da Reunião Ordinária dos Polos Centro Oeste e Rio Doce do Colegiado.

Em 27/10/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Vinícius Gardiman-Secom/PMA

A participação dos gestores e técnicos nesses momentos é de fundamental importância, pois oportuniza a troca de experiências paralelo ao processo de fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social no Estado.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS) participou na manhã desta terça-feira (26), no Teatro Municipal “José Maria Coutinho”, da Reunião Ordinária dos Polos Centro Oeste e Rio Doce do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado (Cogemases). 

Os dois polos são compostos de 15 municípios que se reúnem regularmente para debater sobre o social. Além de técnicos da SEMDS, também estiveram presentes o articulador do Polo Centro Oeste, o secretário de Assistência Social de Governador Lindenberg, Valter Herpis Junior; a articuladora do Polo Rio Doce, a secretária de Assistência Social de Linhares, Luciana Mantovaneli, representantes dos municípios de João Neiva e Rio Bananal. 

A participação dos gestores e técnicos nesses momentos é de fundamental importância, pois oportuniza a troca de experiências paralelo ao processo de fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social no Estado (SUAS), ao mesmo tempo em que já aponta os avanços e dificuldades do processo de implantação do sistema.

Na ocasião, foram debatidos sobre o cofinanciamento do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) para o Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS); demandas do município; capacitação sobre violência contra mulheres; capacitação sobre os diversos temas (Criança Feliz, Educadores/Orientadores Sociais, Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, Sistema de Convivências, e outros), além de outros assuntos pertinentes. 

Para o gerente de Assistência Social da SEMDS, Pedro Guimarães Peixoto, as reuniões são essenciais para debater sobre os direitos do próximo.

“Enquanto gestores, temos responsabilidade sobre o outro, com a sociedade e, sobretudo, com aqueles que não tem voz. Momentos como esses são fraternos e de grande riqueza, pois estamos debatendo a melhora na qualidade de vida do próximo”, disse. 

“Esse momento é muito importante para que possamos trocar experiências e absorver novos conhecimentos, a fim de levarmos sempre o melhor serviço para a população aracruzense. O nosso objetivo, enquanto gestores da pasta, é defender a Assistência Social como Política de Seguridade na consolidação dos serviços e programas enquanto política pública”, disse a secretária da SEMDS, Dileuza Marins. (Por Thiago de Barros-Secom/PMA)

Leia também:

Assistência inicia a distribuição de novos cartões Serra Social
Semana do Servidor da Serra segue festividades e atrações
Cariacica é a 1ª cidade a receber exemplar da Bíblia em braile
Aumento de temperatura pode chegar a 2,7 graus no século
OMS pede mudança de paradigma e mais recursos para saúde
Procon de Linhares orienta sobre compras do Dia de Finados
Delegacia de Vila Velha entrega bicicletas para serem doadas
22,8 milhões vão sofrer insegurança alimentar no Afeganistão
ArcelorMittal Tubarão lança a 2ª edição do Prêmio Mulher
Sefaz apreende 23 pneus de caminhão vendidos sem nota fiscal

TAGS:
ARACRUZ | ASSISTÊNCIA SOCIAL | SEMDS | COGEMASES | SUAS