CIDADE
Aracruz sedia reunião para debater sobre Assistência Social
A SEMDS participou da Reunião Ordinária dos Polos Centro Oeste e Rio Doce do Colegiado.
Em 27/10/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A participação dos gestores e técnicos nesses momentos é de fundamental importância, pois oportuniza a troca de experiências paralelo ao processo de fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social no Estado.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS) participou na manhã desta terça-feira (26), no Teatro Municipal “José Maria Coutinho”, da Reunião Ordinária dos Polos Centro Oeste e Rio Doce do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado (Cogemases).
Os dois polos são compostos de 15 municípios que se reúnem regularmente para debater sobre o social. Além de técnicos da SEMDS, também estiveram presentes o articulador do Polo Centro Oeste, o secretário de Assistência Social de Governador Lindenberg, Valter Herpis Junior; a articuladora do Polo Rio Doce, a secretária de Assistência Social de Linhares, Luciana Mantovaneli, representantes dos municípios de João Neiva e Rio Bananal.
A participação dos gestores e técnicos nesses momentos é de fundamental importância, pois oportuniza a troca de experiências paralelo ao processo de fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social no Estado (SUAS), ao mesmo tempo em que já aponta os avanços e dificuldades do processo de implantação do sistema.
Na ocasião, foram debatidos sobre o cofinanciamento do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) para o Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS); demandas do município; capacitação sobre violência contra mulheres; capacitação sobre os diversos temas (Criança Feliz, Educadores/Orientadores Sociais, Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, Sistema de Convivências, e outros), além de outros assuntos pertinentes.
Para o gerente de Assistência Social da SEMDS, Pedro Guimarães Peixoto, as reuniões são essenciais para debater sobre os direitos do próximo.
“Enquanto gestores, temos responsabilidade sobre o outro, com a sociedade e, sobretudo, com aqueles que não tem voz. Momentos como esses são fraternos e de grande riqueza, pois estamos debatendo a melhora na qualidade de vida do próximo”, disse.
“Esse momento é muito importante para que possamos trocar experiências e absorver novos conhecimentos, a fim de levarmos sempre o melhor serviço para a população aracruzense. O nosso objetivo, enquanto gestores da pasta, é defender a Assistência Social como Política de Seguridade na consolidação dos serviços e programas enquanto política pública”, disse a secretária da SEMDS, Dileuza Marins. (Por Thiago de Barros-Secom/PMA)
Leia também:
> Assistência inicia a distribuição de novos cartões Serra Social
> Semana do Servidor da Serra segue festividades e atrações
> Cariacica é a 1ª cidade a receber exemplar da Bíblia em braile
> Aumento de temperatura pode chegar a 2,7 graus no século
> OMS pede mudança de paradigma e mais recursos para saúde
> Procon de Linhares orienta sobre compras do Dia de Finados
> Delegacia de Vila Velha entrega bicicletas para serem doadas
> 22,8 milhões vão sofrer insegurança alimentar no Afeganistão
> ArcelorMittal Tubarão lança a 2ª edição do Prêmio Mulher
> Sefaz apreende 23 pneus de caminhão vendidos sem nota fiscal
TAGS: ARACRUZ | ASSISTÊNCIA SOCIAL | SEMDS | COGEMASES | SUAS