EDUCAÇÃO
Aracruz vai implantar o Programa Cooperativas Escolares
Aracruz será o primeiro município no estado a implantar o Programa Cooperativas Escolares
Em 08/08/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Com essa parceria, Aracruz se tornará o primeiro município capixaba a implementar o Programa Cooperativas Escolares na Rede Municipal de Ensino.
O Programa Cooperativas Escolares foi apresentado à secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz durante reunião ocorrida em maio deste ano. Na ocasião, estiveram presentes os representantes do Sistema Sicredi Rodrigo Costa, Cristiane Portes, Jaílson Araújo e a secretária da Semed, Jenilza spinassé, que pôde conhecer esta ação que vem para ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências dos valores e princípios do cooperativismo.
Com essa parceria, Aracruz se tornará o primeiro município capixaba a implementar o Programa Cooperativas Escolares na Rede Municipal de Ensino. Para isso, as EMEF´s Santa Cruz e Ezequiel Fraga Rocha foram as escolhidas pela Semed como piloto no desenvolvimento do programa, cujas ações se iniciarão já a partir do próximo mês de setembro, atendendo estudantes do 6º ao 9º. E dando continuidade às etapas de preparação para o início dessas ações, as professoras orientadoras das EMEF´s Santa Cruz, Aline Moreira e Ezequiel Fraga Rocha, Paloma Ribeiro, participaram nesta segunda-feira (7), na sede do Sistema de Crédito Cooperativo SICREDI, Centro, de uma capacitação quanto às prerrogativas do programa, além de receberem os materiais pedagógicos que serão usados.
>> Abertas as inscrições para oficina de fotografia em Viana
“Nós enquanto cooperativa temos a preocupação e o interesse em desenvolver nas comunidades os valores e os princípios da cidadania e do cooperativismo. Por isso, dentro de um dos programas que nós desenvolvemos, temos o Cooperativas Escolares, que por meio de uma dinâmica de um jogo chamado ‘coperlândia’, trabalhamos as metodologias ativas e diversos valores com os alunos, como a liderança, o empreendedorismo, a educação financeira e a inclusão, por exemplo”, explicou Raquel Machado dos Santos, Coordenadora de Relacionamento Interestados -RS/ES da SICREDI.
Ainda de acordo com Raquel, este jogo será desenvolvido em quatro fases, uma por semestre, com várias “missões” aos estudantes.
“Essas missões virão ao longo dessas quatro fases, e após dois anos, materializaremos o programa com a fundação de uma cooperativa escolar, com esses jovens sendo os associados dessas cooperativas, tendo um objeto de aprendizagem, que virá de forma dinâmica e divertida”, disse.
Após a capacitação com as professoras, a equipe do programa do SICREDI visitará nesta terça-feira (8) e quarta-feira (9), as duas escolas para mais um momento de apresentação, desta vez com os alunos e equipe escolar. As ações do Cooperativas Escolares acontecerão no contra turno, uma vez por semana, e os próprios alunos serão os protagonistas, atuando como pesquisadores, investigadores e compartilhando conhecimentos com todos.
Eles terão oficinas de aprendizagem e eventos de intercooperação em parceria com outras cooperativas e instituições.
“Selecionamos aproximadamente 35 alunos para fazer parte desse programa, que acredito que trará um grande retorno pedagógico. Só tenho a agradecer essa parceria, que nos dará mais uma oportunidade de ofertarmos a nossos estudantes conhecimentos em novas áreas”, destacou Jenilza Spinassé. (Por Renato Lana de Faria-Secom/PMA)
Leia também:
> Abertas as inscrições para oficina de fotografia em Viana
> PMVV: Oficina de musicalização gratuita empodera crianças
> Rio de Janeiro proíbe uso de celular em salas de aula
> Vagas abertas para curso básico de camareira em Anchieta
> Polo UAB oferece 40 vagas de Pós-Graduação em Vila Velha
> Inscrições abertas para cursos de impressão 3D na Serra
> Agosto lilás: escola recebe palestra sobre violência doméstica
> Qualis Serra: 178 vagas em curso gratuitos de qualificação
> Governo ES vai distribuir 19 mil chromebooks para escolas
> Educação em tempo integral é bem recebida por gestores
> PMVV: Escola implanta coleta seletiva com ações educativas
TAGS: ARACRUZ | PROGRAMA | COOPERATIVAS ESCOLARES | MUNICÍPIO | OFICINAS