TEMAS GERAIS

ArcelorMittal Tubarão lança a 2ª edição do Prêmio Mulher

Iniciativa da companhia visa identificar e reconhecer mulheres, em diversas áreas de atuação.

Em 25/10/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/ArcelorMittal

A solenidade será realizada das 19 às 20h30, com transmissão ao vivo pelo canal no Youtube da ArcelorMittal Brasil.

A ArcelorMittal Tubarão lança, no próximo dia 28 de outubro (quinta-feira), a segunda edição do Prêmio Mulher. A iniciativa visa identificar e reconhecer mulheres, em diversas áreas de atuação, que estejam à frente de negócios ou projetos sociais transformadores. A solenidade será realizada das 19 às 20h30, com transmissão ao vivo pelo canal no Youtube da ArcelorMittal Brasil.

O lançamento contará com participação da vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, e de executivos da empresa, como o CEO ArcelorMittal Aços Planos, Jorge Oliveira; a gerente de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão, Jennifer Coronel; a diretora de Suprimentos ArcelorMittal Brasil, Raquel Pitella Cançado; a diretora Jurídica, de Relações Institucionais e Sustentabilidade & Compliance Officer e DPO da ArcelorMittal Brasil, Marina Soares; o gerente Geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão, João Bosco Reis da Silva, dentre outros.

Também terá participação da empresária da área de doces Mazé Lima, ex-faxineira mineira que se tornou referência em empreendedorismo no país. Dona de uma história emocionante, ela já trabalhou na roça, fez faxina e, ao ficar desempregada e com dois filhos para criar, começou seu próprio negócio com apenas 20 reais. Por sua trajetória de foco e perseverança é fonte de inspiração para mulheres empreendedoras. Dentre os prêmios que já conquistou estão o Mulheres Notáveis de Minas Gerais, na categoria Comércio, o concurso

“Cante sua História”, do Sebrae Nacional, e o Prêmio Mulher de Negócios Sebrae. Ela fará parte do painel “Mulheres empoderadas, inspiradoras e empreendedoras”, junto com a diretora Jurídica, de Relações Institucionais e Sustentabilidade & Compliance Officer e DPO da ArcelorMittal Brasil, Marina Soares.

Nesta edição, o Prêmio Mulher foi ampliado e envolverá também a participação do estado de Santa Catarina. A premiação será realizada pela ArcelorMittal Vega, empresa do Grupo que fica no município catarinense de São Francisco do Sul.

O Prêmio

Realizado pela primeira vez em 2019, o Prêmio Mulher deste ano foi ampliado e passou a contar com mais três categorias: Acadêmicas, Imprensa e Público Interno, que vieram se somar às categorias Privado (MEI e ME), Público e Terceiro Setor.

Em alinhamento aos princípios e valores da Política de Diversidade & Inclusão da ArcelorMittal, poderão participar mulheres, cisgêneros e transgêneros. Elas deverão ter mais de 18 anos e ser residentes no Espírito Santo ou em Santa Catarina.

“O Prêmio Mulher nasceu com o propósito de valorizar e estimular as ações de quem busca construir um mundo melhor e, a partir dele, queremos reconhecer e capacitar empreendedoras e gestoras públicas que possuem um importante trabalho de transformação social”, explica a gerente de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão, Jennifer Coronel.

Poderão concorrer negócios, iniciativas, ações ou projetos implantados pioneiramente no Espírito Santo ou Santa Catarina, há até cinco anos, conduzidos exclusivamente por mulheres e que gerem transformações sociais, econômicas ou ambientais.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas entre 28 de outubro e 22 de dezembro no site brasil.arcelormittal.com/premiomulher.

Equidade

O Prêmio Mulher se une às demais ações da ArcelorMittal que reforçam o seu compromisso com a formação de uma sociedade mais justa, diversa e com equidade. “Desenvolvemos uma série de iniciativas com esse propósito, como o desenvolvimento de Grupos de Afinidade em prol da diversidade, a Coalização Empresarial para Equidade Racial e nossa adesão ao Fórum de Empoderamento Feminino, entre outras”, citou a gerente.

Categorias

Privado: MEI: projetos de microempreendedoras individuais. ME: projetos de diretoras e/ou sócias (ou capitaneados por mulheres que trabalhem nessas empresas, conforme declaração) de micro, pequenos, médios e grandes negócios.
Público: Categoria destinada às servidoras públicas das esferas municipal, estadual ou federal.
Terceiro setor: Categoria voltada para mulheres que comandam ONGs, associações, projetos e entidades sem fins lucrativos ou líderes comunitárias.
Público interno: Empregadas da ArcelorMittal Aços Planos – Unidades Tubarão e Vega.
Acadêmicas: Estudantes da Graduação, Pós-graduação, Especialização, Mestrado, Doutorado ou Pós-doutorado.
Imprensa: Reportagem com tema de transformação social, publicada antes da inscrição (entre 15/06/2019 e 22/12/2021) e em veículos reconhecidos no mercado.

Premiação

Todas as propostas concorrentes serão avaliadas por uma Comissão Julgadora, que considerará critérios como criatividade, sustentabilidade, impacto, qualidade, clareza e o potencial de transformação. Serão classificadas quatro mulheres de cada estado e por categoria/subcategoria, num total de 56 finalistas, sendo 28 por estado. Ao final, 14 mulheres (sete de cada estado) serão vencedoras do Prêmio Mulher.

O concurso prevê duas premiações, sendo que a primeira será um treinamento de 25 dias úteis, a ser ministrado, em conjunto para as 56 finalistas, nas sedes da ArcelorMittal Tubarão e ArcelorMittal Vega. O tema do treinamento será “Jornada de Aprendizagem”, oferecido pela Wis Educação e buscará promover o desenvolvimento de habilidades e competências que sejam úteis aos seus respectivos projetos, por meio de apresentação de conteúdos, debates, encontros conduzidos e em grupo, dentre outros. O curso terá carga horária de 13 horas por participante, num total de 30 dias, e incluirá certificado de participação. Será ministrado de 11 de fevereiro a 17 de março de 2022.

Ao final, a vencedora de cada categoria receberá um cartão-presente, a ser usado em qualquer estabelecimento, no valor de R$ 5 mil, capacitação dirigida e um certificado de participação. A premiação será entregue em 24 de março de 2022 em local a ser definido.

História

A última edição da premiação foi realizada em 2019 e contou com 89 inscrições, 32 finalistas e quatro projetos vencedores Todas as participantes são exemplos de mulheres que fazem a diferença, especialmente nas comunidades em que atuam.

Programação:
19h:  Início do evento com transmissão pelo Youtube da ArcelorMittal Brasil.
19h10: Abertura: Jorge Oliveira, CEO ArcelorMittal Aços Planos.
19h25: Apresentação do Prêmio Mulher: Jennifer Coronel, Gerente de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão.
19h40 Painel: Mulheres empoderadas, inspiradoras e empreendedoras.
> Mazé Lima, Empresária, proprietária da Mazé Doces.
> Marina Soares, Diretora Jurídica, Relações Institucionais e Sustentabilidade & Compliance Officer e DPO da ArcelorMittal Brasil.
20h20: Fala Jacqueline Moraes, Vice-governadora ES.
20h25: Encerramento: Raquel Pitella Cançado, Diretora de Suprimentos ArcelorMittal Brasil. (Por Rosane Freitas - AsImp)

Leia também:

Sefaz apreende 23 pneus de caminhão vendidos sem nota fiscal
Ator Alec Baldwin dispara em set de filmagem e diretora morre
Etiópia ataca capital de Tigré e moradores fogem da cidade
Detran chama atenção para e-mails falsos em nome do órgão
Caminhoneiro não quer esmola, diz presidente de associação
Sete pessoas mortas em campo de refugiados em Bangladesh
Publicada lei que proíbe sacrifício de animais pelas zoonose
Repatriar: O drama das crianças brasileiras deportadas ao Haiti
Voos cancelados e escolas fechadas por foco de covid na China
Governo lança campanha de apoio voltada à atividade circense

TAGS:
PRÊMIO MULHER | INICIATIVA | ATUAÇÃO | RECONHECIMENTO | EDIÇÃO | PREMIAÇÃO