TEMAS GERAIS
Argentina concorre ao Oscar de melhor filme estrangeiro com Relatos Selvagens
Os prêmios da Academia de Cinema dos Estados Unidos serão entregues no dia 22 de fevereiro, em Los Angeles.
Em 15/01/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O filme argentino Relatos Selvagens, dirigido por Damian Szifron, foi escolhido para disputar o Oscar de melhor filme em língua estrangeira (não inglesa). Os prêmios da Academia de Cinema dos Estados Unidos serão entregues no dia 22 de fevereiro, em Los Angeles.
O longa-metragem reúne seis relatos curtos, nos quais os personagens reagem de forma violenta a determinados acontecimentos. Em uma das históias, o Ricardo Darin, um dos principais atores da atualidade na Argentina, faz o papel de um especialista em demolição, cujo carro é rebocado por estar mal estacionado. A partir daí, a situação dele vai de mal a pior, o que o leva a tomar medidas drásticas.
Darín protagonizou também O Segredo de seus Olhos, de Juan José Campanella, ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2010. O Segredo de seus Olhos foi o segundo filme argentino premiado nessa categoria do Oscar. O primeiro foi A Historia Oficial, de Luis Puenzo, em 1986.
Relatos Selvagens competirá com os filmes Tangerines, de Zaza Urushadze, da Estônia; Timbuktu, de Abderrahmane Sissako, da Mauritânia; Ida, de Pawel Pawlikowski, da Polônia; e Leviathan, de Andrey Zvyagintsev, da Rússia. Estima-se que Relatos Selvagens tenha sido assistido por 3,4 milhoes de pessoas desde sua estreia na Argentina.
Hora da disputa de melhor filme em língua estrangeira, o Brasil estará indiretamente representado no Oscar com o filme O Sal da Terra, sobre o trabalho do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.
Dirigido por Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, filho do fotógrafo, o filme foi indicado ao prêmio de melhor documentário.
Um dos mais presitigiados fotógrafos em todo o mundo, Salgado é também conhecido como defensor do meio ambiente.