POLÍTICA CAPIXABA
Arnaldinho lamenta morte de Max Mauro e decreta luto oficial
O ex-governador Max de Freitas Mauro faleceu na madrugada desta quinta (14), aos 87 anos.
Em 14/11/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Max de Freitas Mauro foi prefeito de Vila Velha no início dos anos 1970. Depois se elegeu deputado estadual, de 1975-1979, e deputado federal por três mandatos, 1979-1983, 1983-1987 e 1999-2003. Ele governou o estado do Espírito Santo entre os anos de 1987 a 1991.
Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, decretou luto oficial de três dias na cidade em função da morte do ex-governador do Espírito Santo, Max de Freitas Mauro, que faleceu na madrugada desta quinta-feira (14), aos 87 anos. A causa imediata foi insuficiência renal aguda.
“Estamos decretando três dias de luto oficial em Vila Velha, numa singela reverência e homenagem a esse grande homem. Vá em paz, Max Mauro! Seu legado já ficou para a história”, afirmou Arnaldinho Borgo.
Max de Freitas Mauro foi prefeito de Vila Velha no início dos anos 1970. Depois se elegeu deputado estadual, de 1975-1979, e deputado federal por três mandatos, 1979-1983, 1983-1987 e 1999-2003. Ele governou o estado do Espírito Santo entre os anos de 1987 a 1991.
O luto oficial é considerado um ato simbólico, para homenagear uma pessoa relevante para uma nação, estado ou município. Por se tratar de um ato simbólico, não é feriado nem ponto facultativo. Não há também alteração no funcionamento das repartições públicas.
Renato Casagrande
Por meio de nota no perfil pessoal do Instagram (@Casagrande_ES), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, lamentou o falecimento do ex-governador Max de Freitas Mauro:
"Lamento, profundamente, o falecimento do ex-governador Max Mauro, que deixa um grande legado de realizações em favor do povo capixaba.
Um líder visionário sempre comprometido com a responsabilidade na condução da administração pública.
Minha solidariedade aos familiares e amigos nesse momento de tristeza."
Theodorico Ferraço
Por meio de Nota de Pesar, divulgada pela assessoria de imprensa, o deputado estadual e prefeito eleito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço, se manifestou pelo falecimento do ex-governador Max Mauro:
"É com profundo pesar que recebo a notícia do falecimento do ex-governador Max Mauro, uma figura que marcou a história de nosso Estado e do Brasil com sua imensa contribuição à política e à gestão pública.
A grande marca de Max Mauro foi sua integridade, sua honestidade à toda prova e sua intransigência com a corrupção no poder público. Em tempos desafiadores, ele se destacou como um verdadeiro exemplo de compromisso com os princípios éticos e com a justiça social.
Num universo em que virtudes como essas são cada vez mais raras, Max Mauro se fez uma verdadeira reserva moral, não apenas para sua geração, mas também para as futuras. Seu legado será lembrado com respeito e admiração por todos que tiveram o privilégio de acompanhá-lo.
Neste momento de dor, me solidarizo com seus familiares, amigos e todos aqueles que compartilharam de sua trajetória e dos seus ideais. Que seu exemplo inspire a todos nós a seguir firmes no caminho da honestidade e do bem comum.
Descanse em paz, Max Mauro."
Lorenzo Pazolini
Por meio do seu perfil pessoal no Instagram (@lorenzopazolini), o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, divulgou uma Nota de Pesar pelo falecimento do ex-governador Max Muro, e decretou luto oficial de três dias:
"Lamento profundamente o falecimento do ex-governador Max Mauro, ocorrido na madrugada desta quinta-feira (14), e decretamos luto oficial de três dias em solidariedade e homenagem a este político que marcou a história do Espírito Santo.
Max Mauro, que esteve à frente do Espírito Santo de 1987 a 1991, faleceu aos 87 anos, deixando um exemplo de seriedade, ética e comprometimento.
Neste momento de dor e consternação, expressamos nossas sinceras condolências à família e aos amigos, desejando que encontrem conforto e força para superar esta perda.
Max Mauro foi um homem de caráter íntegro, cuja gestão trouxe importantes avanços para o estado.
Em seu governo, o Espírito Santo vivenciou realizações marcantes, como a inauguração da Terceira Ponte e a implantação do sistema Transcol, que até hoje impactam positivamente a vida dos capixabas."
Leia também:
> Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
> ES investe em obras de adaptação às mudanças climáticas
> Governador assina PL para reduzir alíquota do café conilon
> Assembleia aprova "Cacau de Qualidade" e "Rota do Cacau"
> Governador assina OS para implantar rodovia em Vargem Alta
> ES Mais+Gás: Programa viabiliza redução na tarifa de gás
> Com 60,48% dos votos válidos, Weversom vence eleições na Serra
> Candidato Weverson Meireles (PDT) vota em Serra Dourada I
> Lei destaca a importância do Forró do Pontal para a cultura
> Espetáculo ‘Fuscalhaços’ começa circular pelo Espírito Santo
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET