NEGÓCIOS
Ases realiza 207º Café com Negócios falando sobre Inovação
Evento foi realizado pela Associação dos Empresários da Serra, no Steffen Centro de Eventos.
Em 14/06/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Diante de um público de 180 participantes, o responsável por palestrar foi Denis Ferrari, fundador e CEO da Azys Inovação, que abordou o tema “Como inovar NÃO sendo uma startup?”.
Na manhã desta quarta-feira (14), empresários serranos tiveram uma aula sobre inovação durante a 207ª edição do Café com Negócios (Caneg), evento realizado pela Associação dos Empresários da Serra (Ases), no Steffen Centro de Eventos, em Jardim Limoeiro.
Diante de um público de 180 participantes, o responsável por palestrar foi Denis Ferrari, fundador e CEO da Azys Inovação, que abordou o tema “Como inovar NÃO sendo uma startup?”.
“Todo mercado tem concorrência e isso faz com que o nível de oferta fique elevado. Diante desse contexto, se você não fizer, alguém vai fazer a inovação por você, ou você lidera o processo de transformação ou vai ser atropelado por quem vai liderar”, disse Ferrari, ao iniciar a palestra.
Segundo o CEO, existe uma ideia que só as startups estão facultadas a inovar, mas, na verdade, é justamente o contrário.
"As pequenas e médias empresas são o maior celeiro de oportunidades não aproveitadas, porque elas têm todo o necessário para tal, como estrutura, acesso a capital e problemas reais a serem solucionados. O que elas precisam é, inicialmente, mapear as oportunidades”.
Denis afirmou que o processo de inovação é um fluxo composto de algumas etapas, que transformam oportunidades em resultados. Para ele, todos podem ser criativos, porém, nem toda ideia é boa na prática. Ao identificar uma boa ideia, é hora de saber se já existe algo desenvolvido ou em desenvolvimento. No caso de alguma ideia em desenvolvimento e gerando resultado, uma alternativa é se associar a ela, ao invés de começar do zero.
“Ser inovador é buscar formas de ser mais produtivo e os empresários podem identificar oportunidades em três níveis: na própria empresa, no cliente e nas tendências. Nesse contexto, é importante estar atento: quem pensa que Chat GPT é uma tendência está atrasado, o Chat GPT já é uma realidade nos dias atuais”, avalia.
Na sequência, Denis apresentou uma série de ferramentas de inovação que mudaram contextos de diversas empresas, com exemplos práticos, e citou a importância do network e o intraempreendedorismo como ferramentas para a inovação.
“Estar em contato com outras faz parte das estratégias de empresas campeãs. Estar atento às ideias de funcionários, também, e este é outro diferencial em relação às startups, que não têm equipes muito grandes. Além disso, a análise Swot e o Planejamento Estratégico já existentes nas empresas precisam estar alinhados à inovação, é a única forma de conseguir eficiência”.
A responsável por dar as boas-vindas aos presentes foi a diretora de Relacionamento com o Associado da Ases, Leonelle Lamas, que saudou a diretores e ex-diretores da associação e, cumprimentando o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, cumprimentou e agradeceu também a presença do público do evento.
Inova Serra
Falando sobre ecossistema de negócios e interação, Leonele Lamas, lembrou que, em 2018, a Ases criou o movimento Inova Serra, um modelo de governança corporativa formado por representantes de vários segmentos, responsáveis por cuidar dos anseios dos seus associados e garantir o alcance do objetivo e a sua continuidade. Ou seja, há muito tempo, a Ases já pensava em inovação e atualmente continua com a necessidade de fazer a diferença.
”Independente do tamanho das empresas, investir em inovação é uma questão de sobrevivência, diante de uma sociedade em transformação. “A Inteligência Artificial já é uma realidade e quem não estiver aberto ao novo, vai ficar pra trás”, disse.
O evento contou ainda, com as apresentações do Pitch de Inovação do Lab Prefeitura da Serra, feita por Jacques Douglas Danzi; bem como, da campanha do agasalho do Instituto Ide, feita pelo presidente do Instituto, Ricardo da Cruz.
A próxima edição do Café com Negócios (Caneg) já tem data marcada, e será no dia 12 de julho. (Com Informações da AsImp)
Leia também:
> MEIs de Vila Velha serão capacitados para alavancar negócios
> Novo App Banestes chega com mais inovação para clientes
> Sergio Rial é o 1º acusado em processo na CVM sobre rombo
> VLI iniciará obras de ampliação de pátio ferroviário em Aracruz
> MEIs e pequenos negócios de Vila Velha têm acesso a crédito
> Espírito Santo é liíder em pagamentos por carteiras digitais
> Prefeitura da Serra e Sebrae/ES capacitam quem quer empreender
> Empresas de Colatina vão investir R$17 milhões em ampliação
> Porto de Vila Velha movimenta 7 milhões/ton de cargas em 2022
> Prefeitura oferece oficinas para empreendedores vianenses
> Não existe “Cidade Feliz” se não houver emprego, diz Arnaldinho
TAGS: ASES | SERRA | CANEG | NEGÓCIOS | STEFFEN | INOVAÇÃO | PALESTRA