EDUCAÇÃO
Assembleia de constituição do Fórum Municipal de Educação em São Mateus/ES.
. A reunião acontecerá no auditório do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), às 8h.
Em 30/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Prefeitura de São Mateus, por meio do Comitê Gestor da Secretaria Municipal de Educação, realiza nesta sexta-feira (dia 1° de abril) a Assembleia de Constituição do Fórum Municipal de Educação. A reunião acontecerá no auditório do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), às 8h. O Fórum será composto por segmentos sociais que são direta ou indiretamente ligados à educação, poder público, sindicatos, movimentos sociais, estudantes, universidade, Conselho Municipal de Educação, cidadãos interessados, entre outros.
A criação do Fórum é uma exigência do Plano Municipal de Educação (PME) 2015-2025. O colegiado servirá para assegurar que as etapas de monitoramento e avaliação do PME tenham participação popular. O Fórum, instância permanente, plural e de caráter mobilizador, deve ter a participação de diversos segmentos da sociedade para garantir ampla e equilibrada representação.
As condições de funcionamento do Fórum, periodicidade das reuniões, mecanismos e prazos de convocação, duração dos mandatos, entre outros tópicos, deverão estar previstos no regimento, que será elaborado nas primeiras reuniões. O apoio técnico para o funcionamento é de responsabilidade da SME.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Em 2015, diversos segmentos da sociedade mateense, como os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, iniciativa privada, pais, alunos e profissionais da Educação participaram das discussões para a elaboração do Plano Municipal de Educação 2015-2025. Após a discussão e aprovação do texto-base, o Plano foi transformado em lei municipal estabelecendo as principais diretrizes e metas para a educação municipal nos próximos 10 anos.
As metas abordadas foram relativas ao ensino fundamental, valorização do magistério, educação infantil, ensino médio, educação especial, educação superior, pós-graduação, educação básica/Ideb, educação integral, educação de jovens e adultos e financiamento da educação básica. A avaliação periódica do desenvolvimento do PME, assim como a constituição de Fórum Municipal, também são apontados no Plano.
Fonte: SECOM/PMSM