NEGÓCIOS
Assevila nos Bairros: a ponte entre empregador e empregado
Projeto da Assevila ouve empresários para qualificar mão de obra e gerar emprego e renda
Em 20/06/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Levantamento feito pela Associação de Empresários de Vila Velha (Assevila) e Faculdade Novo Milênio vai servir de base para projeto que oferta oportunidades de qualificação para o mercado de trabalho.
A qualificação da mão de obra é um dos grandes desafios percebidos do mercado de trabalho. Pensando nisso, a Associação de Empresários de Vila Velha (Assevila) apresenta o projeto Assevila nos Bairros, uma iniciativa que pretende ser uma ponte entre os empregadores e aqueles que buscam colocação no mercado de trabalho, especialmente em bairros mais vulneráveis.
Um levantamento de campo feito pelo Conselho de Educação e Assistência Social, em conjunto com a Faculdade Novo Milênio, foi o primeiro passo do projeto, para identificar a demanda empresarial local no que tange ao problema de mão de obra, e em um segundo momento, capacitá-la através da oferta de cursos para atender a demanda mapeada, contribuindo para a promoção da equidade social e produtiva do município.
A Pesquisa
A pesquisa realizada com 36 estabelecimentos empresariais apontou que as principais dificuldades encontradas em relação à mão de obra dizem respeito à baixa qualificação. Dos gestores entrevistados, 86,11% apontaram a baixa qualificação como fator preponderante do problema da mão de obra.
A coordenadora do Conselho de Educação e Assistência Social da Assevila, Renata Frechiani, explicou que o objetivo da pesquisa foi de responder quais são as principais dificuldades que os gestores enfrentam em relação à mão de obra e como elas impactam no desempenho e resultados da empresa.
“A primeira parte do estudo foi identificar as demandas empresariais locais, no que tange a mão de obra, ouvindo as dores do empresário, buscando identificar as suas necessidades. A partir desse mapeamento é possível capacitar a mão de obra local, objetivando a geração de emprego e renda, contribuindo assim para o desenvolvimento do município. Assim é possível propor soluções para os problemas sociais, em busca de uma cidade melhor, de um cidadão melhor”, disse Renata.
A partir dos resultados do projeto piloto, a Assevila prevê lançar em setembro o projeto Assevila nos Bairros em escala maior, podendo ampliar suas parcerias com as faculdades e universidades, com objetivo de trazer mais parcerias em sua rede de solidariedade e gerar oportunidades de qualificação no mercado de trabalho. (Por Fernando Bianchi/AsImp)
Leia também:
> Ases realiza 207º Café com Negócios falando sobre Inovação
> MEIs de Vila Velha serão capacitados para alavancar negócios
> Novo App Banestes chega com mais inovação para clientes
> Sergio Rial é o 1º acusado em processo na CVM sobre rombo
> VLI iniciará obras de ampliação de pátio ferroviário em Aracruz
> MEIs e pequenos negócios de Vila Velha têm acesso a crédito
> Espírito Santo é liíder em pagamentos por carteiras digitais
> Prefeitura da Serra e Sebrae/ES capacitam quem quer empreender
> Empresas de Colatina vão investir R$17 milhões em ampliação
> Porto de Vila Velha movimenta 7 milhões/ton de cargas em 2022
TAGS: ASSEVILA | QUALIFICAÇÃO | EMPRESÁRIOS | EMPREGADOS | MÃO DE OBRA | PONTE